UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Equipe de Madri é eliminada da Copa dos Campeões pela Juventus, que celebrará o "calcio" em final contra o Milan

Temporada do supertime do Real acabou

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O supertime do Real Madrid do século 20 ganhou cinco Copas dos Campeões consecutivas, mas o atual supertime do clube espanhol não conseguiu ganhar uma.
Quatro dias depois de garantir o título de melhor equipe do futebol italiano, a Juventus bateu o estelar Real Madrid de Ronaldo, Zidane e Figo por 3 a 1 e vai à final do mais renomado interclubes do mundo.
Será a primeira decisão italiana da Copa dos Campeões, pois o Milan passou pela Inter anteontem na outra semifinal. O Real Madrid, grande favorito ao título mesmo antes de contratar Ronaldo, dá a temporada como perdida, pois com seu elenco não queria menos que o título europeu.
A final, que será em Manchester (ING) no dia 28, consagra na Europa o estilo de jogo de marcação, aplicação tática e força, conhecido na Itália como "catenaccio".
Ontem, a Juventus levou a campo apenas três jogadores com características ofensivas: Del Piero, Nedved e Trezeguet. No segundo tempo, sacou o atacante francês, autor do primeiro gol, para colocar Camoranesi, ficando com nove jogadores no campo de defesa.
O Real Madrid só não teve todas as suas estrelas desde o início porque o brasileiro Ronaldo começou no banco. O artilheiro Raúl, porém, retornou ao time, que tentava seu décimo título do torneio.
Uma vitória simples de 1 a 0 dava a classificação à Juventus, que perdeu em Madri por 2 a 1. O gol que o time italiano precisava saiu logo aos 12min. Após cruzamento da direita, Del Piero escorou de cabeça para Trezeguet anotar.
O Real Madrid tinha dificuldade para furar o bloqueio defensivo do adversário, que atuava com quatro defensores e três volantes.
Em rápidos contra-ataques, a Juventus levava perigo à defesa do rival, que na rodada retrasada do Espanhol foi vazada cinco vezes.
Del Piero, em jornada inspirada, dominou a bola após um chutão para a frente da defesa, livrou-se de dois defensores e bateu rasteiro para vencer o goleiro Casillas aos 43min da etapa inicial.
No segundo tempo, Ronaldo entrou no Real Madrid, que logo pressionou o rival e teve uma ótima chance para descontar. O brasileiro foi derrubado por Montero na área, mas o português Figo falhou na hora de bater o pênalti.
Minutos depois, Nedved aproveitou outro contra-ataque e praticamente definiu a disputa ao bater da entrada da área. Zidane diminuiria para 3 a 1 aos 44min, mas o craque francês, que trocou o bruto futebol italiano pelo solto futebol espanhol, saiu derrotado.
Juventus e Milan reúnem alguns dos mais respeitados defensores do planeta: Nesta, Montero, Maldini, Ferrara, Simic, Iuliano, Costacurta, Thuram, Kaladze, Tudor. Também possuem goleiros dos mais seguros: Dida e Buffon.
No Italiano, a Juventus deu só três goleadas em 32 rodadas, e o Milan tem média de apenas 1,3 gol por jogo na Copa dos Campeões.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Série B também é futebol!
Próximo Texto: O personagem: Torneio europeu e Itália mantêm sina de Ronaldo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.