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STOP & GO
Aliados
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
A grande novidade da Indy
não vem do Rio de Janeiro. Mas
de Mônaco, onde Bernie Ecclestone confirmou que uma firma
da qual é representante comercial acabou de adquirir o circuito de Le Castellet, a histórica e
romântica Paul Ricard.
A pista, segundo o especulômetro da F-1, seria a escolha do
chefão para abrigar a primeira
corrida da Indy na Europa.
As boas intenções de Ecclestone teriam justificativa. Com a
volta do GP dos Estados Unidos
programada para 2000, em Indianápolis, a negociação é vista
por parte da mídia européia como moeda de troca -invadimos
sua praia, invada a nossa.
Nesse ponto, porém, a história
não bate, já que Indianápolis está longe da Cart, pelo menos por
enquanto (está mais do que claro
que a cisão é contraproducente e
que, algum dia, a Indy estará de
volta ao seu local de origem).
É mais fácil acreditar que Ecclestone queira promover uma
aproximação entre as duas categorias e os dois continentes. Assim como o grande público norte-americano ignora a F-1, o europeu mal conhece bandeira
amarela e circuitos ovais.
Zanardi, mesmo bicampeão da
Indy, era nota de rodapé nos
grande diários esportivos italianos. Mansell, durante sua passagem pela América, era apenas
mais uma atração do canal a cabo Eurosport, a exemplo de jogos
esparsos do Campeonato Paulista de Futebol -chamado ridiculamente de "Samba Football".
Como ignorar olimpicamente
a categoria rival até hoje não resolveu nada, Ecclestone parece
optar por uma relação fraternal
entre as duas categorias, algo
que as grandes montadoras já
são obrigadas a fazer, Mercedes
à frente, Honda em breve.
Na verdade, há espaço para todos, como demonstram australianos (que já têm até uma Nascar regional) e japoneses. Sim, o
Brasil está na lista. Mas, como
sempre, aos trancos.
Que Emerson consiga alterar o
destino de sua categoria por
aqui. Já está na hora de mudar.
NOTAS
F-3000
Líder do campeonato, o alemão Nick Heidfeld larga hoje
na pole, em Mônaco. O melhor
brasileiro na sessão de classificação, disputada ontem, foi
Max Wilson. A exemplo do que
aconteceu em Imola, Mario
Haberfeld, companheiro de
Heidfeld na chamada McLaren
Jr., não ficou entre os 26 do grid
e está fora da corrida.
Honda
A associação entre BAR e
Honda é tida como favas contadas em Mônaco. Ainda falta explicar, porém, se a fabricante
japonesa irá mesmo abrir mão
da já assegurada 12ª vaga da
temporada de 2000.
Toyota
Boatos na Internet dão conta
de que a Toyota estaria comprando a Minardi. E que Roger
Penske estaria envolvido no
negócio. Para poder voltar à F-1
(teve um time nos 70), Penske
teria até vendido 80% de suas
ações na Cart e os ovais que
possui nos EUA. A conferir.
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