São Paulo, sábado, 15 de maio de 1999

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F-1
Ferrari avalia novos componentes para o treino de hoje, que define o grid em Mônaco
Schumacher quebra tradição em folga

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Mônaco

Michael Schumacher e a equipe Ferrari extrapolaram ontem sua fama de "workaholics" (viciados em trabalho).
No tradicional dia de folga da F-1 em Mônaco, a sexta-feira que antecede o GP, piloto e engenheiros se mandaram para Fiorano, na Itália, onde conduziram uma bateria de testes com o F-399.
Enquanto os outros 21 pilotos da categoria circulavam pelas ruas do principado, em reuniões com suas equipes ou em atividades promocionais, o alemão percorria 15 voltas no circuito particular da equipe italiana, a cerca de 450 km dali.
Antes de viajar, Schumacher deu sinais de que iria experimentar novos componentes para utilizar na corrida de amanhã e no treino oficial, que define o grid de largada, hoje, a partir das 8h.
Como o regulamento da F-1 proíbe esse tipo de teste em semanas de corridas, a Ferrari alegou que iria fazer o "shake down" (verificação de funcionamento) de seu recém-construído quarto carro, embarcado ainda ontem à tarde de Fiorano para Mônaco.
Normalmente, o shake down é destinado aos pilotos de testes das equipes, no caso, Luca Badoer.
Indagado se sua ida a Fiorano implicaria em alguma experiência para Mônaco, Schumacher respondeu: "É possível".
Outro indicativo de que o alemão fez um "teste extra" para hoje: completou 15 voltas em Fiorano, muito além das três ou quatro de um convencional "reconhecimento" de carros da F-1.
A operação envolveu seu avião particular, que fez a viagem de Nice, cidade vizinha a Mônaco, a Bolonha, na Itália, e um helicóptero da Ferrari, que o levou à pista.
A decisão do time italiano é, de fato, mais uma tentativa de tornar "realista" sua liderança no Mundial de pilotos.
Na Europa, a F-1 ainda vê com ceticismo as declarações do alemão de que o time hoje tem o melhor carro da categoria. Sua vitória em Imola, por exemplo, é encarada como resultado da eficiente estratégia ferrarista, aliada a um erro de cálculo de Mika Hakkinen.
Anteontem, o alemão deu mostras de que a evolução do F-399 pode ser real. Foi o mais rápido no primeiro treino livre em Mônaco, 0s136 mais rápido que Hakkinen.
Ainda considerado o melhor equipamento da categoria, o McLaren de Mika Hakkinen conquistou as poles das três provas da temporada.
Schumacher não larga na primeira posição do grid desde o GP do Japão, em 98.
˛ NA TV - Treino oficial da F-1, Globo, ao vivo, às 8h




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