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F-1
Ferrari avalia novos componentes para o treino de hoje, que define o grid em Mônaco
Schumacher quebra tradição em folga
FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Mônaco
Michael Schumacher e a equipe
Ferrari extrapolaram ontem sua
fama de "workaholics" (viciados
em trabalho).
No tradicional dia de folga da F-1
em Mônaco, a sexta-feira que antecede o GP, piloto e engenheiros se
mandaram para Fiorano, na Itália,
onde conduziram uma bateria de
testes com o F-399.
Enquanto os outros 21 pilotos da
categoria circulavam pelas ruas do
principado, em reuniões com suas
equipes ou em atividades promocionais, o alemão percorria 15 voltas no circuito particular da equipe
italiana, a cerca de 450 km dali.
Antes de viajar, Schumacher deu
sinais de que iria experimentar novos componentes para utilizar na
corrida de amanhã e no treino oficial, que define o grid de largada,
hoje, a partir das 8h.
Como o regulamento da F-1
proíbe esse tipo de teste em semanas de corridas, a Ferrari alegou
que iria fazer o "shake down" (verificação de funcionamento) de
seu recém-construído quarto carro, embarcado ainda ontem à tarde
de Fiorano para Mônaco.
Normalmente, o shake down é
destinado aos pilotos de testes das
equipes, no caso, Luca Badoer.
Indagado se sua ida a Fiorano
implicaria em alguma experiência
para Mônaco, Schumacher respondeu: "É possível".
Outro indicativo de que o alemão
fez um "teste extra" para hoje:
completou 15 voltas em Fiorano,
muito além das três ou quatro de
um convencional "reconhecimento" de carros da F-1.
A operação envolveu seu avião
particular, que fez a viagem de Nice, cidade vizinha a Mônaco, a Bolonha, na Itália, e um helicóptero
da Ferrari, que o levou à pista.
A decisão do time italiano é, de
fato, mais uma tentativa de tornar
"realista" sua liderança no Mundial de pilotos.
Na Europa, a F-1 ainda vê com
ceticismo as declarações do alemão de que o time hoje tem o melhor carro da categoria. Sua vitória
em Imola, por exemplo, é encarada como resultado da eficiente estratégia ferrarista, aliada a um erro
de cálculo de Mika Hakkinen.
Anteontem, o alemão deu mostras de que a evolução do F-399 pode ser real. Foi o mais rápido no
primeiro treino livre em Mônaco,
0s136 mais rápido que Hakkinen.
Ainda considerado o melhor
equipamento da categoria, o
McLaren de Mika Hakkinen conquistou as poles das três provas da
temporada.
Schumacher não larga na primeira posição do grid desde o GP
do Japão, em 98.
˛
NA TV - Treino oficial da F-1,
Globo, ao vivo, às 8h
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