UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Categoria teria como 1º campeão piloto polêmico

DO ENVIADO A MONTRÉAL

A nova pontuação mudaria até o resultado do primeiro Mundial. Em vez de Giuseppe Farina, o campeão de 1950 teria sido outro italiano, Luigi Fagioli.
E os primórdios da categoria ganhariam contornos geniais. Fagioli foi uma das maiores figuras do automobilismo pré-F-1. Em 1934, em Nurburgring, recebeu ordens da Mercedes para ceder a vitória a um companheiro. Parou o carro na estrada e foi para casa, abandonando a equipe.
Em 1936, em Tripoli, correndo pela Auto Union, travou uma discussão com Rudolf Caracciola, da Mercedes. Irritado, o alemão jogou um martelo em Fagioli. Ele desviou e, transtornado, foi para cima do rival com uma faca, mas foi contido.
Quando a F-1 foi criada, em 1950, Fagioli já tinha 51 anos. Mesmo assim, naquela temporada, foi o piloto que mais subiu ao pódio: cinco vezes em sete GPs.
Seu problema foi não ter conseguido nenhuma vitória. Farina subiu menos ao pódio, apenas três vezes, mas sempre com vitórias. E, assim, foi o campeão.
Em 1951, na França, aos 53 anos, Fagioli se tornou o piloto mais velho a ganhar um GP. Ele morreu no ano seguinte, em um acidente em Mônaco. (FSX)


Texto Anterior: F-1: Schumacher vira maior vítima da F-Prost
Próximo Texto: Líder, Raikkonen larga no final
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.