São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Em seu primeiro torneio do ano, brasileiro cai na semifinal diante de Hrbaty, a quem tinha derrotado na final de 2003

Rival se vinga e bate Guga em Auckland

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten não resistiu ao embalo do eslovaco Dominik Hrbaty e foi eliminado na semifinal do Torneio de Auckland.
Hrbaty, adversário de Kuerten na final do torneio na temporada passada, foi campeão do Torneio de Adelaide na última semana.
O eslovaco dominou a partida de ontem, errou pouco e marcou 2 a 0 (6/3 e 6/2). Foi o quinto confronto entre os dois tenistas e a terceira vitória de Hrbaty -Guga havia vencido as duas últimas partidas, disputadas em quadra rápida, sem ceder nenhum set.
Para chegar à sua segunda decisão seguida, Hrbaty, 54º colocado do ranking de entradas, precisou ganhar duas vezes ontem.
Por causa da chuva de anteontem, ele não conseguiu terminar seu jogo pelas quartas-de-final contra o alemão Philipp Kohlschreiber, que veio do qualifying. Quando a partida foi paralisada, ele vencia por 6/1, 3/6 e 1/0.
Assim, antes do início da rodada, ele entrou em quadra para confirmar a vaga nas semifinais fechando o terceiro set em 6/3.
Guga também havia sido atrapalhado pelo mau tempo nas quartas-de-final contra o americano Vincent Spadea. O jogo foi paralisado uma vez, mas o brasileiro confirmou a vitória por 2 a 0.
Hrbaty iniciou a partida de ontem parecendo estar sentindo o desgaste da jornada dupla. Logo no terceiro game, cedeu quatro oportunidades de quebra.
Depois do sufoco inicial, o eslovaco equilibrou a partida. E, no sexto game, passou a dominá-la ao quebrar o serviço do brasileiro pela primeira vez. Hrbaty então só administrou a vantagem para fechar o primeiro set em 6/3.
A situação continuou complicada para o brasileiro, que teve seu saque derrubado logo na abertura da segunda parcial. Guga, que teve 11 chances para quebrar o serviço do rival e não aproveitou nenhuma, viu Hrbaty superar seu saque mais uma vez e encerrar a partida em 2 sets a 0.
O adversário de Hrbaty hoje será o espanhol Rafael Nadal, 17. O adolescente, 48º do ranking, venceu o tcheco Jiri Novak, 13º do mundo e segundo cabeça-de-chave do torneio, por 2 a 0 (6/1 e 6/3).
Mesmo sem conseguir defender o título do ano passado, Guga já havia dito antes da partida de ontem que estava satisfeito com seu desempenho em Auckland.
"Estou me sentindo melhor a cada jogo. Consegui tudo o que estava procurando nesta semana. O que vier agora será um extra para mim", disse, após bater Spadea.
Kuerten estreou em Auckland com uma dura vitória sobre Alex Corretja, mas na segunda rodada passou com facilidade pelo também espanhol Alberto Martin.
O brasileiro, que já foi campeão 19 vezes e conseguiu defender um título apenas uma vez (Roland Garros-2001), disputa agora o Aberto da Austrália enfrentando um tabu. No Grand Slam em que apresenta seus piores resultados, ele nunca passou da segunda rodada em sete participações.


NA TV - Final do Torneio de Auckland, ao vivo, às 22h, na ESPN Brasil


Texto Anterior: FIA e equipes definem regras
Próximo Texto: Eliminação não altera ranking de brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.