São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção obteve tetra e vexames

da Reportagem Local

A atenção que Teixeira dedicou à seleção brasileira não impediu que nesses dez anos ela desse vexames memoráveis, intercalados por algumas conquistas inéditas.
Foi com ele que a seleção conquistou seu único título mundial fora da era Pelé, nos EUA, em 1994. Em 1997, na Bolívia, os brasileiros venceram pela primeira vez uma Copa América como visitantes.
Mas a lista de vexames é mais extensa. Antes de Teixeira, somente o México havia vencido o Brasil entre as seleções de fora da Europa e da América do Sul. Os brasileiros também estavam invictos em eliminatórias da Copa.
Um a um, esses "títulos" foram caindo. Em 1993, a Bolívia derrotou o Brasil por 2 a 0, pelas eliminatórias. Na Olimpíada de 1996, apesar de a CBF ter montado um esquema digno de Copa do Mundo, o Brasil não só não chegou à final, como também foi batido por um time africano, a Nigéria, e por um asiático, o Japão (por serem jogos do time olímpico, essas derrotas não entram nas estatísticas da seleção principal).
O pior veio em 1998, quando os brasileiros, na Copa Ouro, empataram com Jamaica e Guatemala e perderam para os EUA.
Ao longo dos dez anos, Teixeira levou a seleção ao fundo do poço, com o vexame da Copa de 1990 (nono lugar) e dali para o topo, recolocando-a como a mais importante do mundo. (MD e RD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.