São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neymar e Ganso assumem o Santos

Jovens promessas dizem estar prontas para ocupar o espaço deixado por Diego e Robinho no ataque da equipe litorânea

Técnico Dorival Jr. acredita que esta será a temporada de amadurecimento dos garotos, que serão titulares hoje, na estreia no Paulista

DO ENVIADO A SANTOS

Neymar, 17, e Paulo Henrique Ganso, 20, dizem estar prontos: para formar uma dupla de sucesso no Santos, ajudar o clube a voltar a conquistar títulos de expressão e preencher o espaço em branco deixado por Robinho e Diego.
O Santos trocou de presidente e de treinador e trouxe veteranos, como os meias Giovanni e Marquinhos. Mas o fato é que a jovem dupla, que começou a ser desenhada no ano passado, ainda é a principal aposta de diretores e torcedores do clube.
Hoje, às 19h30, o Santos estreia no Campeonato Paulista contra o Rio Branco, no Pacaembu. Ambos já foram confirmados pelo técnico Dorival Júnior no time titular. E, em uníssono, apostam que 2010 será o grande ano da dupla.
"O Santos já teve Pelé e Coutinho, Diego e Robinho. Agora é a vez de Paulo Henrique e Neymar. A gente sabe da força que temos juntos", disse à Folha o atacante Neymar, ao lado do meia Paulo Henrique, em entrevista concedida na última quinta-feira, na Vila Belmiro.
"Se tivermos que assumir essa responsabilidade de ser a grande esperança do Santos, vamos assumir. Há uma grande aposta em nós dois, nessa dupla. Precisamos nos concentrar para corresponder às expectativas", completou Ganso.
Os garotos assumiram, de vez, a condição de dupla. Para toda pergunta, a resposta sempre vem no plural. "No futebol, as duplas sempre se destacam mais. É difícil ver, na história do futebol brasileiro, um jogador que tenha se destacado sozinho", declarou Ganso.
Revelados nas categorias de base do clube, Neymar e Ganso afirmam que só deixarão o Santos após conquistas. "Quero ser ídolo aqui, dar um título para a torcida. Ainda é muito cedo para se pensar em Europa. Temos que ter calma", disse Neymar.
Convocações para a seleção brasileira já fazem parte dos sonhos dos garotos. "Quem sabe não sobram duas vaguinhas para gente já nesta Copa? Mas o nosso pensamento é mesmo 2014", afirmou Ganso.
Quando o assunto é diversão extracampo, Neymar dá um sorriso maquiavélico. "Daqui a 20 dias estarei com 18 [anos]", brinca, esfregando as mãos. Em seguida, recompõe-se e fala sério. "Converso muito com meu pai sobre isso. Eu esqueço a vida lá fora para me concentrar no trabalho." Ganso é sério e muito mais tímido. "A gente vive do nosso corpo para trabalhar, então tem que estar sempre bem descansado."
O técnico recém-chegado Dorival Júnior elogiou a dupla, mas diz que os jogadores ainda precisam de tempo. "Eu sinto que este será um ano importante para eles, desde que tenham uma conscientização de que precisam de um amadurecimento. Não pela idade, mas pela necessidade do profissionalismo", avaliou.0 (LUCAS REIS)


NA TV - Rio Branco x Santos
Sportv, ao vivo, às 19h30



Texto Anterior: Tostão: Linear e tecnicamente correto
Próximo Texto: Paulo Vinicius Coelho: O mapa do primeiro semestre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.