São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Sabe, não sabe?

RÉGIS ANDAKU
COLUNISTA DA FOLHA

Você já sabia que Gustavo Kuerten, Flávio Saretta e André Sá tinham a idéia de boicotar o confronto da Copa Davis com o Paraguai já na semana do Torneio da Costa do Sauípe, não sabia? O que talvez você não sabe é que, neste exato instante, todos estão loucos para que uma solução seja encontrada rapidamente e eles possam jogar pelo Brasil no próximo mês.
Você viu Jaime Oncins renunciar ao cargo de capitão da equipe e mostrar solidariedade à decisão dos jogadores, não viu? Mas aposto que não viu o quanto ele anda magoado com um ex-tenista que desandou a falar mal dele por todos os lados.
Você sabe que Kuerten confirmou que não jogaria a Copa Davis às 18h15 da terça-feira da semana passada, quando estava no aeroporto de Florianópolis, não sabe? Mas sabe que a autorização para a polícia entrar na CBT só foi dada às 18h32, depois que ele confirmou as críticas à entidade?
Você ficou sabendo por aí que a polícia "invadiu" a sede da CBT atrás de irregularidades, não ficou? Na verdade, saiba que eles não invadiram, já que tinham um mandado de busca e apreensão. E, ao contrário do que se pode imaginar, os policiais foram muito educados com todos os funcionários que estavam na sede da CBT naquele instante.
Você está sabendo que as acusações contra o presidente da CBT, Nelson Nastás, são bastante graves, não? Formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de atas, ocultação e manipulação de documentos contábeis. E você sabe que muita gente que conhece as entranhas da CBT diz que Nastás não tem com o que se preocupar, já que os documentos apreendidos pela polícia não trazem nada de irregular?
Bem, não é novidade e você também já sabe que o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Jorge Lacerda da Rosa, é quem lidera a oposição. Só que é o presidente da Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro, Hélcio Ferreira Silva, o homem-chave para o sucesso das articulações que visam derrubar Nastás, isso você sabe?
Talvez o leitor não saiba que, neste momento, a oposição se articula e tem maioria. Que, se consultados, os presidentes de federações dirão, mais da metade deles, que o afastamento da direção da CBT não é uma idéia ruim.
E talvez o leitor também não saiba que, após a ação policial da semana passada, alguns presidentes de federação mostram certo receio em apoiar a oposição, dizendo que "o menino de Santa Catarina é muito afoito e só quer fazer as coisas do jeito dele".
E o leitor já reparou em como Nelson Nastás está quietinho? Quem sabe ele não está apenas esperando o melhor momento para renunciar? Quem sabe das coisas diz que não. Que ele até está preparando um contra-ataque.
E o novo capitão da equipe brasileira na Copa Davis? E a propalada mudança do local do confronto? E a antecipação das eleições na CBT? Pelo visto, o leitor realmente não sabe até onde vai essa crise toda. Tudo bem. Neste momento, ninguém nem imagina onde isso tudo vai terminar.

Em Goiás
O mineiro Bruno Soares venceu o segundo torneio seguido da série future. Após triunfar em Florianópolis, ganhou no domingo em Rio Quente. Na final, bateu Ignacio Gonzalez King (ARG) em dois sets.

Em São Paulo
Ribeirão Preto e São Paulo abrigam nesta semana jogos do 34º Banana Bowl, um dos mais importantes torneios infanto-juvenis do mundo. Vale a pena dar um pulo no Pinheiros, na capital, ou na Sociedade Recreativa e de Esportes e no Tennis Country Club, em Ribeirão.

No Rio Grande do Sul
Na segunda, começa a 21ª Copa Gerdau, infanto-juvenil que reunirá mais de 900 tenistas na Associação Leopoldina Juvenil e na Sogipa.

E-mail randaku@uol.com.br

Texto Anterior: Vôlei: Lesão no ombro ameaça Nalbert na Olimpíada
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Pular etapas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.