São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUTO
Morre, aos 69, mulher do presidente do COI


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Morreu ontem, aos 69 anos, María Teresa Salisachs Rowe, mulher do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch.
A morte ocorreu às 15h30 (horário de Brasília) de ontem, quando Samaranch ainda viajava, em um avião fretado, rumo à Espanha -o dirigente foi avisado do grave estado de saúde de sua mulher e deixou a cidade de Sydney, onde abriu os Jogos-2000.
María Teresa, conhecida como ""Bibi", estava acompanhada dos filhos quando morreu em sua casa. A doença que causou na morte da primeira-dama do COI não foi divulgada. Os médicos disseram só que nas últimas horas a doença, detectada há muitos meses, vinha se agravando -nos últimos dias, ela passou 24 horas na clínica Quirón de Barcelona.
Os médicos que estavam cuidando de María Teresa aconselharam Samaranch a voltar o mais rápido possível a Barcelona -o dirigente está há vários dias na Austrália, onde busca resgatar a imagem do COI, arranhada com casos de corrupção, em meio à última Olimpíada do século.
Filha de um catalão e de uma inglesa, María Teresa era sobrinha da escritora Mercedes Salisachs. Estudou jornalismo, mas acabou abandonando a carreira após se casar com Samaranch. Estudou idiomas, como catalão, francês, inglês, alemão e russo, e era colecionadora de obras de arte.
Ela chegou a escrever artigos em alguns jornais, como ""La Vanguardia", e desejava atuar como jornalista no rádio e na TV.
Em 1980, foi eleita a mulher mais elegante da Catalunha. Dirigia entidades assistenciais e também de proteção aos animais.
O presidente do COI se casou com María Teresa em dezembro de 1955. O casal teve um filho, Juan Antonio, e uma filha, Mon.
Samaranch divide há anos sua vida entre Lausanne, na Suíca, onde fica a sede do COI, e Barcelona, onde reside a sua família.
As bandeiras olímpicas poderão ficar a meio pau agora.


Texto Anterior: Contardo Calligaris: Abertura ao vivo
Próximo Texto: A boa de ontem: Com quatro, fica muito mais fácil

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.