|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AUTOMOBILISMO
Estatal reduz investimentos
Petrobras desiste de
formação de pilotos
da Reportagem Local
Apresentado com alarde em fevereiro, em um evento promovido em São Paulo, o plano da Petrobras para formação de pilotos
naufragou dez meses depois.
A estatal divulgou ontem que
reduzirá para US$ 5,5 milhões seu
orçamento no automobilismo para o próximo ano. Em 1999, seu
investimento no setor foi de aproximadamente US$ 9,5 milhões.
A empresa também anunciou
que "reforçará o foco do desenvolvimento de seus produtos",
encerrando, portanto, a "estratégia de escalada do piloto".
Pelo plano, a Petrobras selecionaria pilotos desde o kart, patrocinando suas carreiras passo a
passo, ao longo de todas as categorias de base do automobilismo.
O objetivo era, no futuro, encaixar jovens brasileiros na F-1, de
preferência na Williams, que usa
gasolina produzida pela empresa.
"Isso não era adequado para a
Petrobras, pois, quando os pilotos
começam a despontar, são contratados por equipes que têm
acordos com outros fornecedores
de combustíveis", disse Cláudio
Thompson, coordenador da comissão de esporte a motor da estatal. "E os pilotos às vezes reclamavam de ter que participar das
categorias estipuladas por nós."
Zonta
O caso mais claro foi o de Ricardo Zonta, patrocinado pela empresa desde o início da carreira.
Quando chegou à F-1, porém,
precisou romper o contrato, pois
sua equipe, a BAR, tem contrato
com a petroleira francesa Elf.
Outro exemplo é Max Wilson.
"Formado" pela Petrobrás na última temporada da F-3000, pode
correr pela Minardi no ano 2000.
Dentro de sua nova estratégia, a
Petrobras vai continuar fornecendo gasolina para a Williams e desenvolvendo lubrificantes para a
F-3000. No Brasil, atuará como
parceira técnica de outras categorias, como Stock Car, F-3 Sul-Americana e F-Chevrolet.
Segundo Thompson, todos os
compromissos assumidos com
pilotos neste ano serão mantidos.
Texto Anterior: Assassinato de dirigente expõe candidatura da África do Sul Próximo Texto: Michelin já tem 5 clientes Índice
|