São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro vence Grosjean e pega hoje Wayne Ferreira pelas oitavas-de-final
Mesmo irregular, Kuerten avança em Hamburgo

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten teve ontem a mais irregular performance em duas semanas, porém o suficiente para derrotar o francês Sebastien Grosjean na segunda rodada do Masters Series de Hamburgo.
O brasileiro marcou 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 6/3), em uma hora e 38 minutos. Kuerten voltará a atuar hoje, contra o sul-africano Wayne Ferreira, pelas oitavas-de-final. Será o terceiro duelo da rodada aberta às 7h (de Brasília) na quadra do Rothenbaun Stadiun.
No final de semana, Kuerten disputou a final de outro Masters Series, o de Roma, Itália, em que defendia o título. Perdeu (3 sets a 1) para o sueco Magnus Norman. Os 70 pontos conquistados o levaram de 13º para sexto do ranking. Contra Wayne Ferreira disputou quatro partidas oficiais: três vitórias, a última delas por 6/3 e 6/1 há um mês, em Miami.
Anteontem, na estréia do torneio alemão, em saibro (terra batida), superou o marroquino Karim Alami, também por 2 sets a 1. Porém, mostrara-se instável somente na primeira parcial, quando obteve margem de 3 a 0, deixou que Alami lhe quebrasse o serviço e, na sequência, empatasse em 4 a 4. Perderia uma outra vez o saque no décimo primeiro game. Sacando, o rival fez 7 a 5. Manteria ritmo forte nos dois sets seguintes, não sendo mais surpreendido pelo marroquino.
Ontem, ao menos no primeiro set, houve impressão de que o brasileiro teria completo domínio. A partida havia sido retardada em mais de duas horas -choveu pela manhã, só não comprometendo a programação porque o teto da quadra central é retrátil.
Embora com baixo aproveitamento do primeiro serviço (50% contra 63% de Grosjean), Kuerten aproveitou-se do elevado número de erros não-forçados do francês -14 contra 7. Obteve duas quebras de saque (no quarto e sexto games). Em nenhuma oportunidade teve o seu batido: 6 a 1.
Grosjean, 29º do ranking, reagiu. Confirmou seu serviço no primeiro game. Arriscando-se em subidas à rede, forçando erros do brasileiro, ganharia também o segundo game. Sacou para abrir margem de 3 games a 0.
Os erros definiriam a parcial, mas de lado invertido: Grosjean cedeu 10 pontos em erros não-forçados. Kuerten retribuiu com 18 pontos. Irritado, ao ter seu saque batido, no segundo game, daria uma raquetada na quadra.
Grosjean teria outra quebra a seu favor no oitavo game.
Líder do ranking de aces (saques indefensáveis) da temporada, com 297 até ontem, Kuerten continuava com dificuldades para enquadrar seu primeiro saque. Enquanto o rival aumentou o acerto para 88%, o percentual de Kuerten era de 61%. Ou seja, permitia que o francês o pressionasse, fazendo 6 a 3.
A partida seria definida em um set com sete quebras de serviço. Entre o primeiro e o oitavo games, apenas no terceiro um dos jogadores (Kuerten) manteve o saque. Grosjean abriu a série, batendo o do brasileiro no primeiro game (repetiria no quinto e sétimo games). Kuerten revidaria no segundo game (e faria o mesmo no quarto, sexto e oitavo). No nono game, sacando, marcou 6 a 3.
Em toda a partida, o brasileiro cometeu 33 erros contra 40 do adversário. Aproveitou 7 das chances que teve para bater o saque de Grosjean. Este, teve 12 oportunidades: levou cinco.
No duelo de ontem, Kuerten não demonstrou sinais de um possível retorno da contusão nas costas -que o havia retirado por 20 dias das quadras. Durante a final de Roma, domingo, precisou de atendimento médico.
O socorro provocou um desmentido. O técnico do jogador, Larri Passos, disse numa entrevista a uma rádio que ele havia simulado o problema para diminuir o ritmo do rival em vantagem de 2 sets a 1. Anteontem, por meio de sua assessoria, Kuerten afirmou que o técnico se expressara mal e que, realmente se sentira cansado.


Texto Anterior: Luxemburgo visita Ronaldo
Próximo Texto: Pete Sampras é eliminado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.