São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE ACADEMIA

Academias adotam estratégias para manter alunos no inverno

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o fim do verão, muitas academias de São Paulo tentam conter a evasão de alunos que o início da baixa temporada, entre maio e agosto, costuma provocar. Em algumas academias consultadas pela Folha, cerca de 20% dos alunos abandonam as atividades ao final da estação.
Isso está fazendo com que elas tentem convencer esses alunos da importância de dar continuidade às atividades físicas que praticam.
Sem alterar os preços de seus planos de pagamento, elas estão adotando estratégias diferentes para manter os chamados alunos sazonais.
Na academia Bio Ritmo, por exemplo, os professores são orientados a identificar e intensificar o "corpo-a-corpo" com esse tipo de aluno. "Ele tem tendência muito grande a abandonar a academia. Por isso, fazemos um trabalho especial com ele, o incentivando a conhecer as outras modalidades oferecidas pela academia", explica Almeris Armiliato, diretor técnico da Bio Ritmo.
Segundo ele, isso tem reduzido o número de alunos que desistem de frequentar a academia na baixa estação. "Nos últimos três anos, a evasão caiu de 35% para 20%, principalmente nas aulas de natação, que são as que mais perdem praticantes nessa época do ano", afirmou.
A academia Fórmula também tem feito um trabalho de conscientização com os alunos. "Nós mostramos aos nossos clientes que é justamente no inverno que ele pode entrar em forma para o verão", explica a coordenadora geral, Patricia Lobato.
De acordo com ela, esse trabalho, que também visa melhorar o que é oferecido pela academia, tem dado bons resultados. "Nos últimos dois anos, os meses de junho e julho, que são os mais fracos em termos de frequência de alunos, foram muito positivos. Muita gente tem feito da academia um programa para as férias", disse.
Porém, nessa época, segundo ela, há a presença de um novo público na academia. "Saem os adolescentes e as mulheres, de férias, e entram homens que continuam trabalhando e aproveitam para cuidar do corpo", contou.
Para não perder seus alunos de "verão", a academia Competition está apostando em novas modalidades, como o Pilates e o Body Combat. "Elas foram introduzidas aqui durante a alta temporada e continuam tendo grande procura", afirmou Carmen Darde, gerente administrativa da Competition.
Também está surtindo efeito positivo, segundo ela, a abertura da academia aos domingos e feriados. "Os alunos podem frequentar qualquer uma de nossas unidades nesses dias."
Além disso, a Competition criou uma escola de esportes para as crianças. "É uma opção de atividade física para elas durante o período escolar", explicou a gerente Carmen.
Com cerca de 21 mil alunos divididos em nove unidades, a academia Runner confia na implantação de novidades para manter seus alunos sazonais. Para João Appolinario, um dos sócios da empresa, essa é a melhor estratégia para atrair o público.
"Nós observamos a sazonalidade de uma maneira diferente. Lançamos dois produtos no mercado, o Circuito Runner e o Stomp. Não somos simplesmente uma academia e sim uma empresa de fitness", disse.
De acordo com ele, a academia criou também a "carteirinha adicional", que propicia a obtenção de um desconto. Com ela, o aluno e uma pessoa indicada vão pagar uma mensalidade e meia, e não duas.
"Isso estimula o aluno a continuar na academia, já que as pessoas não gostam de frequentá-la sozinhas", avaliou Appolinario. (EAR)



mais.esporte@uol.com.br



Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Inferno no Paraíso
Próximo Texto: Futebol - Soninha: Jornal velho, notícias frescas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.