São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000


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TELEVISÃO

PSN aposta suas fichas no Palmeiras e decide não mandar equipe para Minas

A PSN decidiu investir na exclusividade do jogo do Palmeiras no México e não mandou uma equipe para cobrir a transmissão de Atlético-MG x Corinthians, a partir das 21h30 de hoje, em Belo Horizonte.
Depois de três meses de transmissão exclusiva dos jogos dos times paulistas na Taça Libertadores, a emissora terá a concorrência das TVs abertas durante a partida do Corinthians.
Contudo, o narrador da PSN estará em Miami, onde fica o estúdio da emissora, e fará a transmissão do jogo através de imagens geradas pelas câmeras da TV Bandeirantes.
Essa fórmula utilizada pela PSN, porém, não deu certo nas coberturas feitas até agora. A emissora, propriedade do fundo HMTF -parceiro de Corinthians e Cruzeiro-, se vende como o "canal da paixão pelo esporte", mas a ausência de uma equipe no local dos jogos faz de sua transmissão uma das mais frias da TV.
A própria direção da PSN reconhece a falha, tanto que pensa em aproveitar a equipe que está elaborando o site da emissora, e posteriormente um sobre o Corinthians, para trabalhar na televisão aqui no Brasil.
Enquanto não aumenta sua equipe, a PSN continua a investir no que é exclusivo, por isso faz a transmissão de Atlas x Palmeiras. Uma atitude que se mostra, até agora, acertada. As condições técnicas da emissora são muito inferiores às de Globo e Bandeirantes.
Quando vai a campo, a PSN utiliza nove câmeras para fazer suas transmissões, além de um narrador, um comentarista e apenas um repórter.
Já a Bandeirantes faz uso de no mínimo dez câmeras, e conta com um narrador, um comentarista e dois repórteres.
A Globo, que tem a maior equipe entre as três, usa de 11 a 13 câmeras, um narrador, dois comentaristas e dois repórteres.
O monopólio fez com que a PSN se acomodasse durante esses três meses. Não houve um investimento no sentido de melhorar a cobertura, só no de ajustá-la às condições existentes na sede em Miami.
Se a proposta inicial da emissora era a de conseguir mais assinantes a partir do monopólio das transmissões, agora o objetivo deve ser o de diversificar e inovar para conseguir o público, que deseja uma transmissão quente, feita pela TV aberta.
A Taça Libertadores fica, agora, popularizada. Até o início das quartas-de-final, apenas os assinantes do "pacote advanced" da Net, da Sky e da TVA (a partir deste mês) tinham acesso a PSN. Isso significava que o torcedor deveria pagar cerca de R$ 70,00 por mês para assistir aos jogos. (ERICH BETING)


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