São Paulo, Terça-feira, 18 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é feito o ranking

da Reportagem Local

O ranking mundial do tênis masculino é editado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), que organiza o calendário de cada temporada.
A cada semana, a ATP computa os pontos obtidos de cada tenista. Eles são a soma do que o atleta obtém pela classificação mais bônus que medem a dificuldade que ele teve para chegar lá.
Quanto mais bem colocado for o adversário que ele derrotou, mais pontos de bônus recebe.
Se a partida for disputada em melhor de cinco sets, o que acontece nos torneios do Grand Slam, os Abertos da Austrália, França (Roland Garros), Inglaterra (Wimbledon) e EUA (US Open) e nas finais dos torneios da Série Super 9, os bônus são dobrados.
Os torneios do Grand Slam são os que mais distribuem pontos (770 ao vencedor). Em seguida, vêm os do Super 9.
O ranking é calculado contando-se apenas os 14 melhores resultados das últimas 52 semanas.
Como cada torneio é realizado sempre na mesma semana, a cada ano a pontuação do ano anterior é substituída pela do ano corrente.
Como só contam os 14 melhores resultados, nem sempre os pontos que um tenista defende num torneio são aqueles que conquistou na sua edição anterior.
Se, num ano, um tenista vai mal numa torneio, mas, no seguinte, vai muito bem, provavelmente os pontos a serem descartados serão os do torneio em que obtivera seu 14º melhor resultado. (MD e JAD)


Texto Anterior: Praia vira "refúgio'
Próximo Texto: Juca Kfouri: Ser ou não ser o Palmeiras, eis a questão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.