São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Montadora sai de cena como 2ª mais vitoriosa

DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio de que a Ford não irá mais participar do Mundial de F-1 colocou um ponto final em uma das mais tradicionais parcerias da categoria.
Até o início do ano, a montadora era a maior vencedora entre os fornecedores de motor da F-1, com 176 triunfos, contra 167 da Ferrari. O domínio dos italianos neste ano, porém, acabou com a marca e hoje a Ferrari detém o recorde, com 180.
Desde 1963 na categoria -só perde para a Ferrari em longevidade-, é também a que mais GPs disputou, depois da escuderia italiana: 520 contra 703.
A montadora esteve presente na F-1 com vários nomes -um dos principais foi a Cosworth, sua preparadora, dona dos motores mais confiáveis e vencedores nos anos 60 e 70.
Em 2000, surgiu a Jaguar, após a compra da Stewart. Com esse nome, conseguiu dois sétimos lugares no Mundial de Construtores. Neste ano, com Mark Webber e Christian Klien, soma dez pontos e é a sétima no campeonato.
A primeira vitória da Ford foi em 1967, com a Lotus de Jim Clark. A última foi de Giancarlo Fisichella, no Brasil, em 2003.
"Só uma coisa me alegra. Estou orgulhoso que a Jordan vai ficar marcada como o último time a vencer pela Ford", disse Eddie Jordan. (TC)


Texto Anterior: Automobilismo: Ford anuncia saída da F-1 ao final do ano
Próximo Texto: Duas escuderias correm risco de acabar a pé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.