São Paulo, domingo, 19 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO FRANÇA
Segredos à mostra

RODRIGO BUENO
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO

O vencedor da Copa do Mundo de 1998 pode até vir a ser uma surpresa nos campos da França, mas mesmo essa não surpreenderá tanto assim.
Com a superexposição que times e jogadores ganham hoje em dia pelo mundo, com o intercâmbio de atletas pelo planeta todo e com o respaldo da Fifa ao trabalho da imprensa durante o Mundial, quase não há mais espaço para segredos.
Só nesta semana, por exemplo, 19 jogos com times que vão disputar a Copa deverão ser realizados. Muitos desses terão transmissão ao vivo, para todo o mundo, pela TV, como as partidas preparatórias de dois de nossos rivais na primeira fase, Escócia e Noruega -o outro rival, não se esqueça, é o Marrocos.
Competições recentes bastante importantes, como a Eurocopa-96, emergentes, como a Copa da África, e tediosas, como a Copa Ouro, tiveram acesso facilitado ao caderno de anotações de qualquer técnico.
E aqueles que não anotaram nada puderam se servir de auxiliares que funcionaram de espião -recurso antigo, mas eficiente.
Sob a globalização, informações, estratégias e dados secretos estão em extinção.
Todo mundo sabe, no mínimo, um pouco de todo mundo. E assim o quer a Fifa.
A entidade máxima do futebol determinou que pelo menos dois treinos das seleções participantes da Copa antes de cada jogo deverão ser escancarados à imprensa mundial.
As equipes também terão como obrigações organizar entrevistas coletivas e divulgar em boletins diários os seus planos e as programações, para não haver qualquer tipo de dúvida.
Se você agora está preocupado porque não sabe nada dos times que estarão na França, fique tranquilo. Em breve, será um expert em Copa-98.
Mas, se você está envaidecido porque conhece as equipes, acalme-se. Em breve, seus conhecimentos serão socializados.


Em 1950...
O Mundial do Brasil mostrou ao mundo o Maracanã, estádio que consumiu 500 mil sacos de cimento e 10 milhões de quilos de ferro

Em 1998...
O Mundial da França mostrará ao mundo o Stade de France, que comporta 80 mil pessoas e levou 30 meses para ser construído.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.