São Paulo, Segunda-feira, 19 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Nova chave opõe jogador com Carlsson
Kuerten tem novo rival, um brasileiro

da Reportagem Local

Uma alteração na chave principal do Torneio de Montecarlo fez com que o brasileiro Gustavo Kuerten, 22, tivesse seu adversário na estréia alterado.
No lugar do francês Cedric Pioline, Kuerten enfrentará, amanhã, seu amigo e compatriota Marcio Carlsson, 24, que ontem passou o qualificatório do torneio.
O novo sorteio da chave do evento, válido pela milionária série Super 9, aconteceu por causa do norte-americano Todd Martin, que desistiu da competição devido a uma contusão no cotovelo.
Dessa forma, o torneio perdeu seu cabeça-de-chave quatro e ""promoveu" o 17º jogador (o primeiro depois do 16º cabeça-de-chave) a cabeça-de-chave. Esse tenista, para o destino de Kuerten e Carlsson, é Cedric Pioline. Como dois cabeças-de-chave -Kuerten é o 13º- não podem se enfrentar na primeira rodada, a chave teve de ser refeita.
Embora tenham passado a fase de juvenis juntos, em Santa Catarina, Kuerten, o 17º do ranking, e Carlsson, o 129º, nunca se enfrentaram em um torneio oficial da ATP. O último jogo entre os dois aconteceu em 1997, quando Kuerten levou a melhor, no Campeonato Brasileiro de Profissionais, em São Paulo, com placar de 6/2 e 6/1.
É a primeira vez também que Carlsson disputará a chave principal de um evento Super 9, com premiação de US$ 2,2 milhões.
Ontem, ele disputou e venceu duas partidas, pelo qualificatório (também conhecido por qualifying), contra o suíço Ivo Heuberger, 157º do mundo, e o holandês Sjeng Schalken, o 55º.
""Vai ser bom. Não jogo com o Guga desde antes de ele ser campeão de Roland Garros", afirmou Carlsson, sobre o título de Kuerten no Aberto da França, em 1997.
Kuerten também disputará a chave de duplas em Montecarlo, ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti. Na primeira rodada, em data ainda indefinida, eles enfrentarão o argentino Pablo Albano e o espanhol Javier Sanchez.

Meligeni
O também brasileiro Fernando Meligeni, 27, faz hoje sua estréia no Torneio de Montecarlo. Ele enfrenta o romeno naturalizado australiano Andrew Ilie, 23, o 42º colocado na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Meligeni, o 61º do ranking, disputa pela primeira vez a chave principal de Montecarlo.
Depois de boas performances nas duas últimas semanas, com quartas-de-final no Estoril e em Barcelona, o tenista tentará manter o bom aproveitamento para acumular pontos no ranking.
Na próxima semana, por exemplo, ele defende o título do Torneio de Praga, na República Tcheca.
O Torneio de Montecarlo é o terceiro Super 9 da temporada, sendo o primeiro no saibro. O próximo acontece na semana de 3 de maio, em Hamburgo, Alemanha.
Na semana seguinte, o último Super 9 em saibro do ano será disputado em Roma, na Itália.


Texto Anterior: Fora de casa, Ulbra busca bicampeonato
Próximo Texto: Maratona: Ronaldo da Costa é 17º em Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.