UOL


São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem 15 jogadores, clube promove novatos contra o Guarani e tenta encontrar soluções caseiras

Corinthians faz "peneira" ao vivo

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O torcedor que for hoje ao Pacaembu corre o risco de não reconhecer o Corinthians, que enfrenta o Guarani a partir das 16h pela 20ª rodada do Brasileiro-2003.
Com apenas dois remanescentes da equipe que iniciou o campeonato como titular (Rogério e Fabinho), o técnico Geninho promove uma peneira oficial em busca de revelações originárias das categorias inferiores do clube.
A renovação corintiana, considerada precipitada pelo próprio treinador, é forçada. Geninho perdeu subitamente 15 jogadores, por vários motivos, e teve de recorrer às pratas da casa.
Hoje, seis atletas formados no Parque São Jorge saem jogando -recorde absoluto na era Geninho. Dois deles foram promovidos nesta semana ao time de cima: os atacantes Abuda, 17, e Bobô, 18, companheiros de sub-17.
Além deles, o goleiro Rubinho, os zagueiros Betão e Marquinhos e o lateral-esquerdo Moreno, escalados pelo técnico, começaram a jogar futebol no Corinthians.
Geninho não esconde a esperança de que, por trás das novidades que estarão em campo hoje, esteja a solução que o clube tenta encontrar, sem sucesso, alhures.
"Posso assegurar que no meio dessa molecada há grandes jogadores. Cabe a eles aproveitar a chance", afirmou o treinador.
As negociações para a contratação de reforços, por enquanto, têm sido frustradas pelas exigências salariais. Foi assim com o meia Robert, ex-Santos.
O atacante Alex Mineiro, que está no Tigres (México), chegou a interessar, mas o Atlético-PR (proprietário de seus direitos federativos) pretende contar com o jogador no segundo semestre.
Apesar disso, Geninho não perdeu a esperança. O técnico espera novidades para a semana que vem -o prazo para inscrições no Campeonato Brasileiro-2003 termina no dia 31 deste mês.
Enquanto isso, o técnico corintiano se vira como pode. Ontem, por exemplo, teve de cancelar o treinamento coletivo porque só contava com 20 jogadores.
Convocados às pressas para socorrer o time, soterrado por uma avalanche de problemas, os garotos terão, pelo menos internamente, um privilégio não-extensivo aos outros jogadores corintianos: o direito de errar.
"Procurei dar toda a tranquilidade do mundo à garotada. Eles não serão cobrados pela comissão técnica", explicou Geninho.
Resta saber se a torcida terá a mesma complacência. Afinal, o Corinthians ocupa a incômoda 13ª posição no campeonato, a 15 pontos do líder, o Cruzeiro.
A lista de problemas corintianos engloba contusões, suspensões, negociações e convocações para as seleções brasileiras. Dois dos 15 desfalques são definitivos -o zagueiro Fábio Luciano e o atacante Lucas irão jogar na Europa.
Suspensos, estão de molho o goleiro Doni, os zagueiros César e Anderson e o atacante Leandro.
Os contundidos são Vampeta, Pingo, Leandro Amaral e Jorge Wagner. O lateral-esquerdo Kléber, inativo há 15 dias, já treina fisicamente no clube. O atacante Gil e o volante Cocito, com lesões menos graves, têm até uma pequena chance de jogar hoje.
O lateral Coelho e o atacante Wilson foram convocados para as seleções brasileiras sub-23 e sub-18, respectivamente.


NA TV - Globo (menos para SP), ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Liedson recusa contrato e volta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.