São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Ex-treinador e co-técnico de campeão superpena duelam em córneres

"Boicotado", Popó acirra disputa no Brasileiro

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Acelino Freitas, o Popó, mesmo sem ter atletas de sua academia na 57ª edição do Brasileiro de boxe amador, que tem início hoje, a partir das 19h, em Ananindeua, na Grande Belém (PA), acirra o clima da competição. Dos córneres, o ex-treinador de Popó, Luís Carlos Dórea, e o seu atual co-técnico, Ulisses Pereira, duelam.
O campeão superpena alega que sua academia, a Popó Mão de Pedra, não foi avisada da seletiva para o Brasileiro pela federação local e até considerou a idéia de inscrever seus atletas por outro Estado. A federação, entretanto, mantém que Popó foi avisado.
Bahia e Pará, finalistas de 2001 e favoritos para esta edição, têm, respectivamente, Dórea e Pereira, que trocam farpas, entre seus treinadores. Pará disputa completo, com atletas em todas as 12 categorias. A Bahia tem um a menos.
Além de Pará e Bahia, participam mais 13 Estados, incluindo São Paulo, que só garantiu participação na competição na semana passada por meio da Paulibox (Liga de Boxe do Litoral Paulista).
Dórea e Ulisses mantinham relacionamento estreito, inclusive com o intercâmbio de atletas, mas, após Popó abandonar Dórea -alegou ""exploração" (o processo ainda está em andamento- e Ulisses ter assumido o posto de co-técnico, ambos se afastaram.
Atualmente, Bahia e Pará mantêm na seleção permanente da Confederação Brasileira de Boxe igual número de atletas, quatro.
O discurso adotado pelos dois treinadores, apesar de manter um tom de respeito, confirma que ocorreu um afastamento.
"O Ulisses faz a parte dele, e eu, a minha, ele é um profissional. O Popó é passado, prefiro pensar no futuro", afirma Dórea, ao salientar sua experiência dentro dos ringues. "Comigo Popó ganhou todas as lutas por nocaute. Sei entender os lutadores pois já fui um deles, fui campeão mundial júnior [título para quem está entre o 11º e o 30º posto do ranking]."
Ulisses afirma que tal declaração é dirigida a ele e contra-ataca.
"Já vieram me dizer que o Dórea questiona "como um cara que nunca lutou pode treinar o Popó?" Mas isso é uma bobagem, alguns dos melhores treinadores do mundo nunca lutaram", argumenta Pereira. "O Dórea é um grande treinador, mas compare o currículo de quem o Popó enfrentava antigamente, com aqueles de [Joel] Casamayor e [Daniel] Attah [adversários que Popó enfrentou com Pereira em seu córner]."


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Um argh! e um ufa!
Próximo Texto: Panorâmica - Tênis: Após bi no Masters, Hewitt fecha o ano com recorde de pontos em ranking da ATP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.