UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIPISMO

Brasileiro busca seu 4º título

Pessoa se classifica em 2º para a final da Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

Rodrigo Pessoa tenta hoje, em Las Vegas (EUA), o inédito tetracampeonato da Copa do Mundo. Com Baloubet du Rouet, ele ficou em segundo lugar empatado com Marcus Ehningnos, que montou Anka 191, nos resultados combinados dos dois dias de provas.
Pessoa conquistou o título da Copa do Mundo nas edições de Helsinque (1998), Gotemburgo (1999) e Las Vegas (2000).
Anteontem, o conjunto foi um dos nove a zerarem a primeira pista, que contou com obstáculos de 1,50 m a 1,60 m e não teve contagem de tempo. Com isso, se classificou para o desempate.
Para esse segundo percurso, o cavaleiro adotou a estratégia de não forçar o ritmo para não cometer faltas. Se ficasse entre os seis primeiros, já chegaria a uma posição privilegiada na decisão -a ordem de entrada na pista hoje será inversa à classificação.
A tática deu resultado. O conjunto não derrubou obstáculos e ficou em quinto lugar, com 34s56.
O vencedor foi o alemão Markus Merschformann, montando Camirez B, que marcou 31s60. A sueca Malin Baryard, com Butterfly Flip, obteve a marca de 33s25, e ficou em segundo.
"O Baloubet está muito bem. Saltou com sobras as duas passagens", festejou o brasileiro, que viu seus principais rivais enfrentarem dificuldades -Ludger Beerbaum, primeiro colocado do ranking da Federação Equestre Internacional, ficou em 14º lugar, e o suíço Markus Fuchs, campeão da Copa em 2001, ficou em 15º lugar nos resultados combinados.
No primeiro dia de eventos, na prova com obstáculos de 1,50 m e contra o cronômetro, Pessoa ficou em terceiro e marcou 74s95.
O vencedor foi McLain Ward (EUA), com Viktor. Ward cometeu falta, mas, mesmo com a punição, seu tempo corrigido foi para 72s73. Em segundo, ficou com Malin Baryard, que não cometeu falta e fez o percurso em 74s05.
Com o bom desempenho nos dois dias de provas, Malin Baryard encerrou o classificatório na liderança. Para Pessoa, porém, isso pode pesar contra a rival.
"A pressão está em cima dela, que está na ponta e sabe que não pode cometer nenhuma falta na final. A Malin é nova e nunca esteve nessa posição. Mas tem experiência suficiente e está em uma forma excelente. Tudo vai ser resolvido no domingo [hoje]", disse o brasileiro. (ALF)


NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, a partir das 16h


Texto Anterior: Futebol: Caetano, 15 anos depois, festeja "triunfos"
Próximo Texto: Motociclismo: Piloto japonês morre após 13 dias em coma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.