São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


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+ESPORTE - PRATIQUE
Golfe lança projeto no país de ser popular, mas "manter o glamour"

DA REPORTAGEM LOCAL

O golfe quer ser daqui a 20 anos o que é o tênis hoje. Esta é a definição de Álvaro Almeida, presidente da FPG (Federação Paulista de Golfe), que vai inaugurar, no final de junho, o primeiro campo de golfe "público" do país. O projeto, patrocinado pela cervejaria Kaiser, custou R$ 1,5 milhão, segundo o presidente da entidade.
"Popular, mas nem tanto. É preciso preservar o glamour, a ética e as amizades que fazem parte da história do jogo", disse.
O glamour e a ética, segundo Almeida, estão presentes nos gestos de educação e respeito preservados pelos jogadores do esporte. "Você nunca vai ver uma briga, uma grosseria", afirmou.
O campo, que está localizado na avenida dos Bandeirantes, próximo ao aeroporto de Congonhas e que deverá atender 120 pessoas diariamente, será utilizado para as aulas e partidas.
"As pessoas terão até 90 dias para fazer aula e usar os materiais da federação de graça. Só pagarão R$ 25 pelas aulas. Depois disso, os alunos ou alugam ou compram os seus próprios equipamentos."
O golfe foi inventado por escoceses no século 15 e obedece às regras fixadas em 1744. De uma forma resumida, o jogo consiste em sair de um lugar determinado (tee), em campo aberto, e embocar a bola, em buracos (holes) estrategicamente espalhados pelo campo, no menor número de tacadas possível.
É normalmente disputado em percurso de 18 buracos. Cada um deles apresenta os seguintes elementos: tee (local de saída); fairway (região de grama baixa); rough (região de grama alta); e o green (local de grama rasteira e bem aparada, com altura média de dois milímetros, onde fica o buraco). O fairway pode ser cortado por rios, lagos, bancos de areia (bunkers) e outros obstáculos (hazards).
Apesar da iniciativa de popularização, o golfe ainda é um esporte caro. Os equipamentos -tacos, bolas, sapatos especiais, luvas e tee (como também é chamada a peça de plástico que serve para apoiar a bola)- são todos importados. Um conjunto de 14 tacos de titânio, por exemplo, pode custar até U$ 7,6 mil (aproximadamente R$ 13,8 mil).
"Já foi muito mais caro. Quando o ex-presidente Fernando Collor abriu o mercado brasileiro, os preços caíram", disse José Roberto Pires, responsável pelo campo do São Fernando Golfe Clube.
Para quem não pode dispor dessa quantia, um consolo pode ser o game ""Tiger Woods PGA Tour 2000", lançado recentemente pela EA Sports do Brasil. Com manuais em português, o jogo custa R$ 79,90. (MARÍLIA RUIZ)
E-mail: mais.esporte@uol.com.br

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