São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

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COPA 2002

Imagem do atacante e de outros astros estão estampadas em cartazes promocionais de casas noturnas de Tóquio

Ronaldo vira chamariz para prostíbulos

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A YOKOHAMA

Luiz Felipe Scolari certamente não iria gostar. No Japão, casas noturnas resolveram aproveitar a Copa do Mundo para faturar alguns trocados com os turistas que acabarão invadindo o país. E as prostitutas, idem.
Para promover seus estabelecimentos, não são poucos os proprietários que decidiram estampar cartazes com imagens de Ronaldo, do inglês Beckham, do francês Zidane e do português Figo, algumas das principais estrelas do torneio.
Ao lado da imagem deles, pode-se ler em inglês: ""Aproveite tudo o que o Japão pode oferecer -bebidas, karaokê e, especialmente, mulheres".
De acordo com Hiroto Nakamura, dono de uma das casas que utilizam o cartaz para promovê-las, trata-se de uma forma de ""chamar a atenção do estrangeiro". ""Depois dos jogos, eles podem vir aqui para fazer o que a vida tem de melhor", comentou.
Em seguida, ""corrigiu-se" duas vezes. Primeiro, para dizer que deveriam ir a seu estabelecimento, em Tóquio, também durante as partidas do Mundial, já que serão exibidas numa espécie de telão, enquanto as gueixas atenderão aos clientes. E depois para dizer que, quando fala em mulheres, não está se referindo necessariamente à prostituição.
Segundo Nakamura, as gueixas tradicionais, como as que trabalhariam em seu bar, são hoje uma ""espécie em extinção".
""Elas são treinadas para exercer a função, produzidas com a face completamente branca e os lábios vermelhos e ensinadas a dançar com um leque, de maneira bem clássica. Servem os clientes em restaurantes de alto padrão com a finalidade de deixá-los satisfeitos, independentemente de sexo."
A idéia dos cartazes com a imagem dos jogadores de futebol veio, ainda de acordo com Nakamura, de Pontocho, um dos bairros mais famosos de Kyoto, conhecidos por suas casas noturnas repletas de gueixas.
Mas, apesar do discurso de Nakamura, lá, como em alguns pontos de Tóquio, por exemplo, o que não falta são profissionais do sexo, conhecidas como ""onsen geishas" no Japão.
As mais baratas -o mercado foi invadido por tailandesas, que teriam deflacionado os preços- ainda assim são caríssimas para os padrões brasileiros. Não saem por menos de US$ 350 por um período de duas horas.
Assim como é frequente em Londres e em várias outras capitais européias, os telefones públicos são invadidos com adesivos de garotas de programa oferecendo seus serviços. Mas com uma diferença. No Japão, a maior parte deles foi retirada há três semanas, numa operação conjunta das dez cidades que abrigarão jogos do Mundial para embelezá-las para os estrangeiros.
Em algumas cabines telefônicas, no entanto, os adesivos já começam a voltar, para desespero das autoridades locais.
Em Yokohama, cidade que abrigará a final da Copa, em 30 de junho, cartazes com algumas das principais estrelas do torneio também podem ser vistos. Mas aí a idéia é outra: nada de sexo e sim de previsão do futuro.
Em Chinatown, o maior bairro chinês no Japão, com aproximadamente 3.200 habitantes, não faltam cartomantes.
Assim como em Nova York, há várias casas em que elas se oferecem para ler o futuro de quem estiver interessado.
Aos domingos, costumam montar barracas no Parque Yamashita, que tem vista para o porto, a fim de esperar clientes.
Uma delas, que atende pelo nome de Melissa e apenas arranha no inglês, previu que os norte-americanos ganharão a Copa pela primeira vez.
E que não haverá terremotos durante o período do Mundial, apesar de um leve tremor de terra sentido na madrugada de ontem em Yokohama.



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