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COPA 2002
Imagem do atacante e de outros astros estão estampadas em cartazes promocionais de casas noturnas de Tóquio
Ronaldo vira chamariz para prostíbulos
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A YOKOHAMA
Luiz Felipe Scolari certamente
não iria gostar. No Japão, casas
noturnas resolveram aproveitar a
Copa do Mundo para faturar alguns trocados com os turistas que
acabarão invadindo o país. E as
prostitutas, idem.
Para promover seus estabelecimentos, não são poucos os proprietários que decidiram estampar cartazes com imagens de Ronaldo, do inglês Beckham, do
francês Zidane e do português Figo, algumas das principais estrelas do torneio.
Ao lado da imagem deles, pode-se ler em inglês: ""Aproveite tudo o
que o Japão pode oferecer -bebidas, karaokê e, especialmente,
mulheres".
De acordo com Hiroto Nakamura, dono de uma das casas que
utilizam o cartaz para promovê-las, trata-se de uma forma de
""chamar a atenção do estrangeiro". ""Depois dos jogos, eles podem vir aqui para fazer o que a vida tem de melhor", comentou.
Em seguida, ""corrigiu-se" duas
vezes. Primeiro, para dizer que
deveriam ir a seu estabelecimento, em Tóquio, também durante
as partidas do Mundial, já que serão exibidas numa espécie de telão, enquanto as gueixas atenderão aos clientes. E depois para dizer que, quando fala em mulheres, não está se referindo necessariamente à prostituição.
Segundo Nakamura, as gueixas
tradicionais, como as que trabalhariam em seu bar, são hoje uma
""espécie em extinção".
""Elas são treinadas para exercer
a função, produzidas com a face
completamente branca e os lábios
vermelhos e ensinadas a dançar
com um leque, de maneira bem
clássica. Servem os clientes em
restaurantes de alto padrão com a
finalidade de deixá-los satisfeitos,
independentemente de sexo."
A idéia dos cartazes com a imagem dos jogadores de futebol
veio, ainda de acordo com Nakamura, de Pontocho, um dos bairros mais famosos de Kyoto, conhecidos por suas casas noturnas
repletas de gueixas.
Mas, apesar do discurso de Nakamura, lá, como em alguns pontos de Tóquio, por exemplo, o que
não falta são profissionais do sexo, conhecidas como ""onsen geishas" no Japão.
As mais baratas -o mercado
foi invadido por tailandesas, que
teriam deflacionado os preços-
ainda assim são caríssimas para
os padrões brasileiros. Não saem
por menos de US$ 350 por um período de duas horas.
Assim como é frequente em
Londres e em várias outras capitais européias, os telefones públicos são invadidos com adesivos
de garotas de programa oferecendo seus serviços. Mas com uma
diferença. No Japão, a maior parte
deles foi retirada há três semanas,
numa operação conjunta das dez
cidades que abrigarão jogos do
Mundial para embelezá-las para
os estrangeiros.
Em algumas cabines telefônicas,
no entanto, os adesivos já começam a voltar, para desespero das
autoridades locais.
Em Yokohama, cidade que
abrigará a final da Copa, em 30 de
junho, cartazes com algumas das
principais estrelas do torneio
também podem ser vistos. Mas aí
a idéia é outra: nada de sexo e sim
de previsão do futuro.
Em Chinatown, o maior bairro
chinês no Japão, com aproximadamente 3.200 habitantes, não
faltam cartomantes.
Assim como em Nova York, há
várias casas em que elas se oferecem para ler o futuro de quem estiver interessado.
Aos domingos, costumam
montar barracas no Parque Yamashita, que tem vista para o porto, a fim de esperar clientes.
Uma delas, que atende pelo nome de Melissa e apenas arranha
no inglês, previu que os norte-americanos ganharão a Copa pela
primeira vez.
E que não haverá terremotos
durante o período do Mundial,
apesar de um leve tremor de terra
sentido na madrugada de ontem
em Yokohama.
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