UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Geopolítica dos Jogos favorece Europa e Oceania

DA REPORTAGEM LOCAL

A distribuição das vagas para os Jogos de Atenas-2004 acabou favorecendo Europa e Oceania.
Todos os continentes têm direito a um representante na Olimpíada, que contará com 12 seleções. A Grécia, país-sede, está automaticamente classificada. Já a Iugoslávia, atual campeã mundial, também está garantida.
As outras cinco vagas são abertas de acordo com a classificação do Mundial-2002, disputado em Indianápolis. As seleções que ficaram entre o segundo e o sexto lugares levaram uma vaga para seus continentes.
O mais favorecido nessa matemática foi a Oceania. Como a Nova Zelândia terminou -surpreendentemente- em quarto lugar, o continente terá direito a duas seleções nos Jogos. Austrália e Nova Zelândia devem ser os representantes.
Alemanha e Espanha conquistaram vagas para a Europa, cuja eliminatória será na Suécia. Com isso, o torneio irá classificar três seleções para a Olimpíada.
Sentindo-se prejudicada, a Ásia chegou a pedir à Federação Internacional de Basquete que uma seleção de seu continente tivesse o direito de disputar uma eliminatória contra o segundo colocado da Oceania. A proposta não foi aceita. (ALF)


Texto Anterior: Nova geração do basquete encara sua prova de fogo
Próximo Texto: Renovado, Dream Team só "teme" Ilhas Virgens
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.