UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Determinado a aproveitar jogos em casa, time tem de vencer o Vasco, o que não acontece desde 1998 no Brasileiro

Tabu é desafio para pacto do Corinthians

MARCUS VINICIUS MARINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Planejando obter seis pontos nos dois jogos consecutivos que terá no Pacaembu, os jogadores do Corinthians fizeram um pacto para vencer o Vasco hoje, às 21h40. Olhando para a história recente do confronto no Brasileiro, no entanto, a missão parece difícil: o time paulista não vence o carioca desde julho de 1998. Mais: de 17 partidas contra os vascaínos em São Paulo desde 1971, o Corinthians ganhou apenas quatro.
Desde o Nacional de 98, o time obteve três derrotas e dois empates contra os cariocas.
O fato pode ser obstáculo para o compromisso de vencer o jogo de hoje e a partida de domingo, contra o Internacional, firmado pelos atletas ainda em Belém, depois do empate em 2 a 2 com o Paysandu.
No Brasileiro, apesar de ter atuado como visitante nas duas últimas partidas, contra Atlético-MG e Paysandu, e ter conseguido quatro pontos, a última derrota do Corinthians foi justamente no Pacaembu, contra o Figueirense.
"Falamos nisso todo dia. É importante esse nosso compromisso. Temos que aproveitar ao máximo o fator campo", disse o volante Fabinho. "Não dá para empatar, não dá para perder. Temos responsabilidade com nossa torcida", afirmou o lateral Kléber.
Nas outras duas vezes em que o Corinthians teve dois jogos seguidos em casa neste Nacional, só em uma aproveitou a vantagem: em maio, o time venceu o Juventude e, depois, o Vitória. Já em julho, o time empatou com o Santos e perdeu para o Coritiba.
"Temos que conquistar esses seis pontos se quisermos alcançar os líderes", afirmou Geninho.
Como consolo, o técnico tem o fato de que seu retrospecto pessoal como treinador em Brasileiros é bem melhor que o do time: em 11 partidas contra o Vasco, Geninho venceu cinco, empatou cinco e perdeu só uma. "Espero continuar dando sorte", afirmou.
O Corinthians terá dois reforços para a partida de hoje: o atacante Gil e o zagueiro Marquinhos, ambos voltando de suspensão. Geninho terá também os retornos de Wendell, Coelho e Moreno, que estavam no Pan de Santo Domingo. Em compensação, Liedson será desfalque, pois tomou contra o Paysandu seu terceiro amarelo.
No Vasco, sem poder contar com o atacante Edmundo, suspenso, o técnico Mauro Galvão decidiu arquivar o esquema com três atacantes utilizado nas últimas partidas.
"O Edmundo é um jogador de qualidade, mas quem entrar no lugar dele vai querer mostrar serviço e pode complicar", disse o corintiano Geninho.
Depois do treino de ontem à tarde, Galvão confirmou a escalação do time com o meia Danilo no lugar do atacante. Já Donizete e Régis serão mantidos no ataque.
O meia Beto, que não havia se apresentado anteontem no clube carioca e irritado o treinador, treinou normalmente ontem e teve sua escalação garantida.


NA TV - Globo, menos para SP, e Record, menos para São Paulo, às 21h40, ao vivo


Texto Anterior: Futebol - Tostão: Revelação do campeonato
Próximo Texto: Jamelli ganha a disputa por vaga no ataque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.