UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mugello celebra mais um Ferrari Day, tradição que começou logo após um fim de semana especial para Michael Schumacher

Pela quarta vez, a mesma história

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ferrari repetiu ontem, em Mugello, na Itália, algo que já está virando uma tradição: o Ferrari Day. Um dia para celebrar, com tifosi e funcionários da escuderia, os títulos mundiais conquistados há uma semana, no Japão.
Na festa, o hexacampeão Michael Schumacher, 34, prometeu mais alegrias no futuro. "Enquanto eu me divertir e vencer, não vou me aposentar", disse.
Foi um dia de comemoração para 50 mil ferraristas. É assim todos os anos, desde 2000, quando Schumacher ganhou o seu terceiro título na F-1, o primeiro pela equipe italiana. A Ferrari estava havia 21 anos sem vencer. Tentara com Gilles Villeneuve, Alain Prost e Nigel Mansell. Nada funcionou.
Em 96, a equipe apostou em Schumacher, então bicampeão. Nos três primeiros campeonatos, o alemão lutou contra uma estrutura viciada, fraca, passional.
Em 99, Schumacher tinha, enfim, carro e time confiáveis. Mas aí o acaso fez sua parte: o alemão quebrou a perna na Inglaterra e teve que assistir ao então companheiro Eddie Irvine levar a decisão para o último GP -e perder.
Nada o pararia em 2000. Nada o parou. Nem Mika Hakkinen, da McLaren, seu único rival. Nem as perguntas sobre seu nervosismo, nem a falta de sono, nem um terremoto que atingiu Suzuka.
A Folha reproduz o diário do piloto naquele GP, extraído de sua primeira biografia autorizada, "Michael Schumacher, The Driving Force", da jornalista alemã Sabine Kehm, publicada na Europa e no Japão, inédita no Brasil.
Há uma semana, ao conquistar o hexacampeonato, seu quarto título consecutivo pela Ferrari, Schumacher virou mito. Essa história começou há três anos...



Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Tudo num jogo só
Próximo Texto: A primeira vez, Schumacher
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.