São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Teto e rodapé

CARLOS SARLI

Nesta época do ano o clima contribui, e vários alpinistas seguem para a Cordilheira do Himalaia. Pessoas do mundo todo, uns mais e outros menos preparados, aventuram-se em conquistar o cume do Everest com seus 8.848 metros, e seus picos vizinhos.
Alguns, como meu amigo Paulo Neto, satisfazem-se com alturas mais modestas, possivelmente testando seus limites para um futuro ataque ao desafio máximo no esporte.
O fato é que no Solu Khumbu, a 6.200 metros, Paulo viveu os maiores apertos de sua vida, incluindo a morte de um colega. A outros como Tom Whittaker, só o teto do mundo satisfaz. Sem um dos pés, perdido em um acidente há 20 anos, quando dirigia bêbado, Tom pode se tornar, ainda esta semana, o primeiro deficiente físico a conquistar o Everest.
Ao nível do mar, com três vezes mais oxigênio do que nossos amigos do Himalaia, o que faltou foi altura.
Em ondas medidas em centímetros, o surfista australiano Daniel Wills, 22, em seu segundo ano no Tour chegou à sua primeira final e venceu o norte-americano Cory Lopez, 21, que também participa de seu segundo Mundial e de sua primeira final.
O resultado em Tokushima, no Japão, levou Wills ao topo do ranking mundial, tirando pela segunda vez no ano o campeão Kelly Slater da liderança.
Com mais grana e pontos em disputa, a quarta etapa do ano, primeira de Grand Slam, decepcionou devido às ondas de meio metro sobre as quais rolou a disputa, problema crônico dos eventos sem período de espera, que apesar dos esforços, continuam ocorrendo.
Esta semana o Mundial vai seguindo nas marolas japonesas, e só na semana seguinte, quando começa o período de 12 dias de espera do Quiksilver Pro, em G-Land, Indonésia, é que o bicho volta a pegar.

NOTAS
Wakeboard
O caçula dos esportes de prancha é fácil no início, ficando difícil e sem limite nas manobras à medida que se evolui. A terceira etapa do circuito brasileiro rolou na represa de Igaratá (SP). Marcelo Giardi ficou com o título na Pro.

Snowboard
Estão abertas as inscrições para o quarto Brasileiro. O evento acontece de 3 a 10 de julho em Valle Nevado, Chile, nas modalidades Slope Style - pista para saltos, aterrissagens e manobras (conta precisão e estilo) -e Slalom Gigante - prova de velocidade. Informações: (011) 280-3700.

Surfe
Fábio Gouveia venceu a primeira etapa do circuito paulista, dando um show nas boas ondas de Itamambuca, Ubatuba (SP). Com o resultado ele subiu para terceiro no ranking brasileiro, encostado no segundo, Neco Padaratz. Tinguinha é o líder.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.