São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme dá início a festa, que inclui jogo na quarta

DA REPORTAGEM LOCAL

Tudo estava programado para uma festa nas Laranjeiras com direito a um amistoso contra a equipe mexicana do Toluca. Mas, apesar dos pedidos da diretoria do Fluminense, não houve jeito de mudar a partida de hoje contra o Palmeiras, em Teresina (Piauí), pela Copa dos Campeões, o que contrariaria os interesses da organização e da TV Globo.
No final das contas, o jogo foi marcado para a quarta-feira, enquanto a outra parte dos festejos continua sendo hoje.
A atração da programação de hoje será a exibição do filme ""Saudações Tricolores", de autoria de André Barcinski e Heitor D'Alincourt.
O longa mostra gols memoráveis da década de 80 e 90 e reúne depoimentos de personagens que fizeram a história do clube centenário.
Há momentos impagáveis na filmagem. Como o trecho com o torcedor Careca, que se cobria de pó-de-arroz para animar a arquibancada do Maracanã -ele foi dado como morto por problemas respiratórios devido à ingestão de tanto talco. Em gravação da época, ele aparece nos vestiários aquecendo com o time.
Telê, Assis, Ricardo Gomes, Pinheiro, Branco, Carlos Alberto Parreira e Félix dão depoimentos emocionados sobre suas passagens na equipe. Há também o testemunho de Renato Gaúcho, contando como azedou, em 1995, o centenário do arqui-rival Flamengo.
Mas esse não é o único produto lançado aproveitando o centenário do time tricolor.
Anteontem, o salão nobre da sede das Laranjeiras foi local de uma tarde de autógrafos para o livro ""Fluminense Football Club - 100 Anos de Glórias". A história mais emocionante contada é a do goleiro Castilho, considerado o melhor do país nos anos 50. Após cinco contusões no dedo mínimo da mão esquerda, ele preferiu amputar o dedo a esperar meses para corrigir o desvio das falanges.
Outra homenagem será dada com a exibição, a partir de terça-feira, dos programas feitos em película pelo Canal 100 no Cine Odeon, situado na Cinelândia, centro do Rio. A mostra traz jogos memoráveis dos anos 60, 70, 80 e 90.


Texto Anterior: Promessa de virar empresa move Flu, 100
Próximo Texto: Futebol: Adãozinho x Zidane
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.