UOL


São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Da Matta lidera 17 voltas, e Brasil retorna a 1991

DO ENVIADO A SILVERSTONE

Rubens Barrichello e Cristiano da Matta fizeram história ontem em Silverstone: pela primeira vez, desde 1991, dois pilotos brasileiros lideraram uma prova na F-1.
Depois do ferrarista, Da Matta, 29, foi o destaque do GP da Inglaterra. Estreante na categoria, largou em sexto, ao lado de Michael Schumacher, e alcançou a liderança após o segundo safety car.
Naquele momento, foi beneficiado pela estratégia da Toyota, de três pit stops. Ele já havia parado uma vez quando todos entraram nos boxes. Assim, ficou na pista e, pela primeira vez em sua curta carreira na F-1, foi líder.
Na frente, usou sua experiência de atual campeão da Indy. Segurou a liderança por 17 voltas, 14 delas sendo pressionado pelo McLaren de Kimi Raikkonen.
"Sabia que não tinha carro para ganhar. Só com as paradas de boxes, os outros iriam me ultrapassar. Mas achava que poderia terminar melhor do que larguei", declarou o mineiro, que acabou a prova em sétimo lugar, pontuando pela segunda vez no ano.
"O problema foi que a gente perdeu muito rendimento ao longo de toda a corrida, o meu carro foi piorando até o final."
Seu desempenho rendeu elogios da chefia da Toyota, um time também novato, em seu segundo ano de existência. Primeiro piloto a vencer com a marca japonesa na Indy, Da Matta virou herói ao levar o time pela primeira vez à liderança de uma prova na F-1.
"Foi incrível ver a Toyota liderar uma corrida", disse Ove Anderson, chefe da escuderia que conta também com o francês Olivier Panis, 11º colocado ontem.
Foi a primeira vez, desde o GP da Bélgica de 1991, que dois pilotos brasileiros lideraram uma prova. Naquela ocasião, Nelson Piquet (por uma volta) e Ayrton Senna (por 28) estiveram na frente em Spa-Francorchamps. Senna, com a McLaren, venceu.
Aquela prova foi histórica. Marcou a estréia de um desconhecido piloto que corria na F-3 alemã e no Mundial de Marcas: Michael Schumacher, em sua única corrida pela Jordan. (FSX)


Texto Anterior: Schumacher diz que Barrichello esteve perfeito
Próximo Texto: Vôlei: Brasil joga Grand Prix para definir seu lugar no mapa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.