São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salto inovador lesiona Diego Hypólito

Campeão mundial pára por três semanas após realizar acrobacia que deverá ser batizada com seu nome

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Campeão do mundo, mas não do Brasileiro deste ano. Maior nome da ginástica masculina nacional, Diego Hypólito não conseguiu triunfar ontem na prova de solo do Campeonato Brasileiro. E, pior, deixou a prova com uma contusão no tornozelo esquerdo.
Principal atleta a se apresentar no tablado de solo no Goiânia Arena, já que a gaúcha Daiane dos Santos, sem clube, não pôde disputar medalhas, Diego tentou inovar com um difícil elemento em sua série: um duplo twist carpado com pirueta, o qual pretende levar ao Mundial de Aarhus, em outubro.
"Ele foi realizar o movimento que deve ser batizado com o nome dele. E conseguiu fazê-lo, caiu de pé e tudo, parecia perfeito, mas aí, talvez, por colocar mais peso na perna esquerda, ele sentiu e nem fez o resto da série", relatou o treinador Renato Araújo, do Flamengo.
Após deixar a prova, Diego foi levado a um hospital, onde constatou que a lesão não é grave. "Terá de ficar três semanas em fisioterapia", disse Araújo.
Se a contusão não assusta, o histórico de problemas gera preocupação, já que o tornozelo esquerdo lesionado agora é o mesmo que quase tirou o atleta da final da etapa da Copa em Xangai, no mês passado.
Maior aposta da ginástica masculina para a inédita conquista olímpica após ter triunfado no Mundial-05, Diego perdeu seis meses da temporada passada devido a uma lesão no pé direito, que o levou à mesa de cirurgia e lhe rendeu dois pinos de titânio no tornozelo.
"Eu não sei se serei obrigado a tirar esses pinos, talvez sim. Mas vou deixar mais para a frente", afirmou Diego.
Anteontem, o ginasta paulista havia obtido o terceiro lugar no individual geral, prova que computa todos os aparelhos e tem sido sua ambição, já que espera não depender só da equipe para ir à Olimpíada de 2008.
Além da lesão de Diego, o torneio masculino foi marcado pelo duelo de atletas de clubes e os da seleção. Dos seis aparelhos, três foram vencidos pelos "dissidentes" Michel Conceição (dois -ele já vencera o individual geral) e Victor Rosa.
A Confederação Brasileira de Ginástica divulgará nesta semana os atletas que serão avaliados em setembro, em Curitiba, visando o Mundial.


Texto Anterior: Contra Qatar, equipe vence a 1ª no Japão
Próximo Texto: Menina-dos-olhos: Juvenil, Jade Barbosa supera ídolos no Brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.