São Paulo, Sábado, 21 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnico da seleção chama "força máxima" para jogos contra Argentina e rompe acordo com clubes
Luxemburgo barra 8 da Copa América

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O técnico da seleção, Wanderley Luxemburgo, barrou ontem oito jogadores que participaram da Copa América, no Paraguai, para a disputa dos dois amistosos contra a Argentina, em setembro.
O primeiro jogo será realizado no dia 4, em Buenos Aires. O segundo amistoso vai ocorrer no dia 7, em Porto Alegre.
""As trocas são em função das análises que fizemos e da nossa projeção. Vamos jogar com a força máxima contra a Argentina", afirmou Luxemburgo, justificando as ausências dos jogadores que participaram da Copa América, encerrada em julho.
De acordo com a lista divulgada ontem pelo treinador, o meia Beto (Flamengo), o volante Marcos Paulo (Cruzeiro), os atacantes Christian (Paris Saint-Germain) e Amoroso (Parma), os laterais Evanílson (Borussia Dortmund) e Serginho (Milan) e os zagueiros Odvan (Vasco) e César (Paris Saint-Germain), que estiveram no Paraguai, estão fora do grupo.
Desses oito atletas, só Amoroso tem problemas físicos: se recupera de uma cirurgia no joelho.
Com a mudança, Luxemburgo chamou o volante Marcos Assunção (Roma), o meia Juninho (Vasco), os zagueiros Luís Alberto (Flamengo) e Scheidt (Grêmio), os laterais Mancini (Atlético-MG) e Silvinho (Arsenal) e os atacantes Roni (Fluminense) e Élber (Bayern de Munique).
Luís Alberto e Roni já haviam disputado a Copa das Confederações, terminada há 17 dias.
A Copa América foi a única competição disputada pela equipe principal. Na Copa das Confederações, que ocorreu em seguida, Luxemburgo poupou os principais jogadores.
""Apesar das mudanças, nenhum dos jogadores que estão fora do grupo foi execrado da seleção", disse o treinador, que evitou comentar se a ausência do meia Beto tem ligação com a confusão que protagonizou em uma boate carioca, há duas semanas.
Embora Luxemburgo tenha feito alterações no grupo, a seleção deverá jogar os dois amistosos com quase todos os titulares que venceram a Copa América.
Para o primeiro amistoso, Luxemburgo deverá fazer apenas uma alteração em relação ao time campeão. Com Amoroso fora, Élber e Ronaldinho disputam a vaga no ataque ao lado de Ronaldo.
Apesar das mudanças no grupo, apenas um jogador foi convocado pela primeira vez pelo treinador: o lateral-direito Mancini, que tem idade para o Pré-Olímpico, que acontece em janeiro no Paraná.
Além dele, Luís Alberto, Roni, Ronaldinho, Scheidt e Alex também têm idade para o Pré-Olímpico e a Olimpíada (até 23 anos).
Dos jogadores que disputaram a Copa América, os goleiros Dida (Corinthians) e Marcos (Palmeiras), os laterais Cafu (Roma) e Roberto Carlos (Real Madrid), os zagueiros Antônio Carlos (Roma) e João Carlos (Corinthians), os volantes Vampeta (Corinthians), Emerson (Bayer Leverkusen) e Flávio Conceição (Deportivo La Coruña), os meias Zé Roberto (Bayern Leverkusen), Alex (Palmeiras) e Rivaldo (Barcelona) e os atacantes Ronaldo (Inter de Milão) e Ronaldinho (Grêmio) permanecem no grupo.
A convocação de ontem colocou um ponto final no pacto de cavalheiros firmado entre a comissão técnica e os clubes. Até então, Luxemburgo convocava apenas dois jogadores por clube.
Ontem, Luxemburgo chamou três jogadores do Corinthians -João Carlos, Vampeta e Dida.
""Vamos chamar sempre os melhores. Não haverá limite de jogador por clube. O máximo que podemos dar é facilidades para a apresentação do atleta", disse.


Texto Anterior: Stop & Go - José Henrique Mariante: : Novo Mundial
Próximo Texto: Após doping, Scheidt volta à seleção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.