|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AUTOMOBILISMO
FIA não deixa Button sair da BAR, e brasileiro, com o aval da Petrobras, fica perto de correr em 2005
Pizzonia vira nš 1 da lista da Williams
FÁBIO SEIXAS
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL
Foram lances seguidos, separados por um oceano. Em Londres,
a FIA bloqueou ontem à tarde a
transferência de Jenson Button
para a Williams. Minutos depois,
executivos da Petrobras em São
Paulo, onde amanhã começam os
treinos do GP Brasil, receberam
uma ligação da cúpula da equipe.
E, assim, a confirmação de Antonio Pizzonia, 24, como titular
da Williams virou questão de
tempo. De pouquíssimo tempo,
se não acontecerem imprevistos.
Após quase três meses de polêmica, o Comitê de Reconhecimento de Contratos da entidade
máxima do automobilismo deu
razão à BAR e impediu que Button vá para a Williams em 2005.
A decisão era tudo o que Pizzonia poderia querer. Piloto de testes da Williams, ele é o favorito a
ocupar a vaga aberta na equipe.
Caso o negócio seja fechado, o
Brasil começará o próximo Mundial com dois pilotos em times de
ponta -o outro é Rubens Barrichello, da Ferrari-, o que não
acontece desde 1991, quando Ayrton Senna corria pela McLaren e
Nelson Piquet, pela Benetton.
Em comunicado à imprensa, a
Williams disse que vai acatar o resultado e prometeu divulgar "em
breve" a nova dupla de pilotos
-o australiano Mark Webber,
hoje na Jaguar, está confirmado.
"Sei que tenho boas chances,
mas por enquanto não conversamos", foi tudo o que disse o brasileiro, seguindo a praxe da categoria de negar qualquer negociação
até o momento do anúncio.
Além dele, Nick Heidfeld, da
Jordan, e Anthony Davidson, piloto de testes da BAR, são candidatos. Aposentado desde 2001, o
bicampeão Mika Hakkinen foi
sondado, mas estaria descartado.
Cada um tem seu trunfo. Heidfeld é alemão como a BMW, que
faz os motores para o time. Já Davidson é inglês como a Williams.
Mas a vantagem está com Pizzonia, que tem o apoio da Petrobras,
fornecedora de gasolina da escuderia há sete temporadas.
A Folha apurou que, tão logo a
FIA anunciou sua decisão, dirigentes da Williams entraram em
contato com executivos da empresa brasileira. Estes, por sua
vez, pediram pressa nas negociações, para que o eventual anúncio
aconteça com a F-1 ainda no país,
aproveitando o público de Interlagos -não há mais ingressos para o GP, apenas para os treinos.
Piloto-sensação da temporada,
terceiro colocado no Mundial,
Button havia sido anunciado pela
Williams em agosto. A BAR, sua
equipe, contestou a transferência,
alegando ter contrato para 2005.
O caso foi analisado pela FIA no
sábado. O resultado veio ontem.
E Interlagos, a partir de agora,
passa a esperar algo mais do que o
início do treinos, amanhã. Passa a
esperar por um novo herói.
GP BRASIL Onde: Interlagos. Quando:
treinos amanhã, às 11h, no sábado, às
8h, e GP no domingo, às 14h. Quanto: de
R$ 80 a R$ 190, só para treinos. Onde
comprar: tel. 0/xx/ 11/3329-4686.
Texto Anterior: Futebol - Soninha: Pontos corridos e outros pontos Próximo Texto: Perfil: "Jungle boy" vê seu renascimento e ocaso de ex-time Índice
|