São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Com 4 meses de atraso, NBA lança canal próprio no Brasil

PAULO COBOS
da Reportagem Local

O NBA.com TV, o canal próprio de televisão da liga norte-americana de basquete profissional, é ótimo, mas por apenas 15 minutos diários.
Com quase quatro meses de atraso -a liga prometeu colocar o canal no ar na América Latina ao mesmo tempo que nos Estados Unidos, o que ocorreu em novembro, no início da temporada 1999/2000-, o NBA.com TV foi lançado por aqui apenas na semana passada pela Directv.
Nas sete horas diárias que é transmitido para os assinantes da operadora que compraram o pacote dos jogos da NBA, o canal mostra estatísticas da liga, os melhores momentos dos jogos da rodada, a programação das partidas que serão exibidas pela televisão, imagens dos confrontos realizados no dia anterior e, sem muita frequência, entrevistas com jogadores e técnicos.
Pena que todos esses ingredientes resultem em uma sequência que dura 15 minutos.
Este é o tempo médio para que todo o conteúdo de um dos maiores investimentos da NBA seja exibido na TV.
Depois, com o mesmo apresentador sorridente narrando o relato dos jogos e os mesmos números, a sequência é repetida por todo o período em que o NBA.com TV fica no ar no Brasil -nos Estados Unidos o canal fica 24 horas no ar.
A enxurrada de estatísticas, ótima para quem acompanha a liga de perto, acaba tendo pouca utilidade para o telespectador menos "doente" pela NBA, já que é apresentada sem nenhuma contextualização.
Na semana de estréia do canal no Brasil, uma das poucas e boas informações contextualizadas serviu para atacar um velho desafeto da liga -o ala-pivô Dennis Rodman, atualmente no Dallas Mavericks.
Primeiro, um gráfico mostrava que nos dois jogos com o polêmico jogador no time até aquele momento o time de Dallas acumulava duas derrotas.
Depois, o canal dava a informação que nas nove partidas anteriores sem Dennis Rodman o time texano tinha oito vitórias e só uma derrota.
Para um canal que quer repetir a agilidade da Internet, o NBA.com TV também comete alguns deslizes.
Em um comercial institucional, por exemplo, o ala-pivô Chris Gatling aparece falando da liga com a camisa do Milwaukee Bucks, time no qual atuou até o início da temporada passada.
Depois de defender os Bucks, Gatling já passou pelo New Jersey Nets, Orlando Magic e agora defende o Denver Nuggets.
Segundo a Directv, o NBA.com TV fica no ar no Brasil apenas até o fim da temporada regular, no próximo dia 19 de abril, quando acaba o pacote de jogos oferecido pela operadora.


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Carta ao ministro do Trabalho
Próximo Texto: Futebol: Inglaterra troca "templo" por Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.