UOL


São Paulo, sábado, 22 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O RETROSPECTO

1903
O São Paulo Athletic fez 2 a 1 no Paulistano e foi campeão. Mas o juiz acabou o jogo aos 28min da segunda etapa (seriam 35 minutos). A liga reconheceu o erro, mas não anulou o jogo.

1906
O Germânia ganhou por exclusão. Mackenzie e São Paulo Athletic saíram da disputa. A Associação Atlética das Palmeiras foi punida por cobrar entradas.

1920
Após derrota por 2 a 1 para o Corinthians, o Palestra Itália pediu licença para sair da liga após erros de arbitragem. Os rivais não autorizaram a saída, e o Palestra acabou sendo campeão.

1956
Foi criado torneio de classificação com 18 times para salvar o Jabaquara do rebaixamento. Os dez melhores jogaram na Série A, e os outros oito, na Série B. Final entre os vencedores das séries seria jogada, mas os grandes derrubaram o regulamento.

1973
Os campeões de cada turno se enfrentariam na decisão. Na final, Santos e Lusa ficaram no 0 a 0 e decidiram nos pênaltis. O árbitro Armando Marques errou nas contas, e o título foi dividido.

1975
O São Paulo ganhou primeiro e segundo turnos invicto. Na segunda fase, somou o mesmo número de pontos que a Lusa. Mesmo assim, foi campeão nos pênaltis contra o time do Canindé.

1978
O Corinthians venceu o primeiro turno, que nada valia (dez times iriam a um terceiro turno). Sem grande brilho, o Santos decidiu com o São Paulo e foi campeão.

1979
O Corinthians adiou as finais após se recusar a fazer rodada dupla. O atraso, estratégia para cortar o embalo do Palmeiras, deu resultado, pois o Corinthians tirou o rival e pegou a taça.

1991
O São Paulo disputou a Série B, mas, pelo regulamento, além de poder disputar o título, entrou pelo empate nas finais.


Texto Anterior: Talvez sem campeão, acaba hoje o Paulista da bagunça
Próximo Texto: STJD peita federação e põe final paulista em suspense
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.