UOL


São Paulo, sábado, 22 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Corinthians ganha efeito suspensivo e pode deixar torneio sem campeão

STJD peita federação e põe final paulista em suspense

EDUARDO ARRUDA
LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL
PAULO GALDIERI
RODRIGO BERTOLOTTO
ENVIADOS ESPECIAIS A EXTREMA

O Corinthians, amparado por um efeito suspensivo concedido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), conseguiu, na última hora, esculhambar de vez a final do Campeonato Paulista.
Ontem, o órgão máximo da Justiça desportiva no país suspendeu decisão do Comitê Executivo da Federação Paulista de Futebol, que havia decidido na última quarta-feira que o São Paulo conquistaria o Estadual vencendo a partida por um gol de diferença.
A decisão do STJD referenda agora a possibilidade de dupla comemoração em caso de vitória simples são-paulina e a manutenção da vantagem corintiana em relação ao número de cartões recebidos pelas equipes.
Caso isso aconteça, os dois finalistas terão de esperar o julgamento do recurso corintiano em primeira instância pelo TJD-SP para saber quem fica com o título estadual de 2003.
De acordo com o presidente do STJD, Luiz Zveiter, se os corintianos, que ganharam o primeiro confronto por 3 a 2, vencerem ou empatarem hoje, serão proclamados campeões.
Os são-paulinos ficarão com a taça se baterem o rival por mais de um gol de diferença ou se vencerem por um gol e passarem a ter vantagem no número de cartões vermelhos (3 contra 2 do rival) e amarelos (30 contra 21).
Zveiter, que a princípio havia suspendido todos os critérios de desempate previstos no regulamento do Estadual, voltou atrás em relação ao saldo de gols após pedido feito pela diretoria corintiana. "O próprio Corinthians me formulou esse pedido para não haver dúvida em relação à questão do saldo de gols nesse caso", disse Zveiter à Folha.
Antes, o presidente do STJD havia determinado que só seria considerado campeão o time que somasse o maior número de pontos ao final dos dois jogos decisivos.
Nesse caso, só o Corinthians poderia sair com o título hoje.
Apesar do revés em relação à decisão do Comitê Executivo da FPF, que o favorecia por ter melhor saldo de gols que o Corinthians, os são-paulinos dizem que seguirão a determinação do STJD.
"Mas não posso impedir que os jogadores dêem a volta olímpica", disse o presidente são-paulino, Marcelo Portugal Gouvêa.
Segundo ele, caso o São Paulo vença pela diferença de um gol, seus jogadores darão a volta olímpica. "O São Paulo vai comemorar, sim", declarou.
"Vamos procurar vencer a partida, nem que seja para não ser campeão. Depois a gente briga com a federação", disse o atacante são-paulino Luis Fabiano.
O mesmo vai fazer o corintiano Vampeta e seus companheiros se o rival bater sua equipe pelo magro placar. "Vou dar a volta olímpica, sim", afirmou o atleta, que fez troça com a multa de R$ 50 mil que recebeu da FPF anteontem por "atitude antidesportiva".
"Eles fingem que me multam e eu vou fingir que pago", afirmou o atleta corintiano.


NA TV - São Paulo x Corinthians, ao vivo, SBT, Globo, ESPN Brasil e Sportv, às 18h


Texto Anterior: O retrospecto
Próximo Texto: Regulamento similar foi respeitado em 2002
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.