São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rival de Fangio desdenha feito de ferrarista

DO ENVIADO A MAGNY-COURS

Maior adversário de Juan Manuel Fangio nas pistas, Stirling Moss, 72, também acredita que não é possível comparar o pentacampeão argentino com Michael Schumacher.
Para o ex-piloto, Fangio era muito melhor que o alemão.
"Fangio é o número um eterno, ele é o melhor de todos os tempos. Nunca poderá ser comparado com ninguém. Ele tinha não apenas uma habilidade natural impressionante, como conseguia se adaptar rapidamente a qualquer mudança no carro", declarou Moss, ontem, à imprensa inglesa.
"E acho que o pentacampeonato, naquela época, era muito mais difícil. Fangio, nos anos 50, tinha adversários muito mais fortes do que Schumacher tem agora", afirmou Moss, que chegou a dividir a equipe Mercedes com o argentino em 1955, o ano do tricampeonato do companheiro.
Com um espírito crítico aguçado, o ex-piloto inglês continuou desancando a conquista do alemão, ontem, em Magny-Cours, na França.
"Michael (Schumacher) tem uma tendência a cometer erros. Vimos isso em Nurburgring (na Alemanha) e no treino oficial de Silverstone. Fangio simplesmente não cometia erros. Podia manter seu ritmo fortíssimo ao longo de toda uma corrida e não se dispersar em nenhum instante", disse Moss.
No GP da Europa, em Nurburgring, no mês passado, Schumacher rodou quando estava atrás de Rubens Barrichel- lo. E em Silverstone, na Inglaterra, há dois finais de semana, conseguiu apenas a terceira colocação no grid, atrás do colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, e, novamente, do companheiro de equipe, Rubens Barrichello.
"Naquela época, a gente disputava pouquíssimas corridas. Esse é o único motivo pelo qual vários pilotos já superaram o número de vitórias do Fangio", completou Moss, que receberá destaque da imprensa inglesa hoje -historicamente, há uma forte rivalidade na F-1 entre as equipes da Inglaterra e a italiana Ferrari.
De fato, nos anos em que o argentino esteve na F-1, o campeonato não teve mais do que nove etapas.
Nos últimos Mundiais, a principal categoria do automobilismo vem disputando 17 GPs por temporada.
Na média, o argentino leva vantagem sobre o novo pentacampeão. Em toda a carreira, Fangio disputou apenas 51 GPs, o equivalente, hoje, a apenas três temporadas.
Nesse período, o argentino conquistou 24 vitórias, uma média de 0,47 triunfo por GP disputado. O índice atingido pelo piloto alemão é inferior. Até hoje, Schumacher correu 172 corridas, com 61 vitórias, média de 0,35. (FSX)


Texto Anterior: Schumacher vê argentino como herói e evita paralelo
Próximo Texto: Time quer dar vice a Barrichello
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.