São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PRIMEIRO PENTA

Piloto levou só sete temporadas para ganhar cinco vezes

Schumacher compete 11 anos para igualar o número de triunfos obtidos por Fangio

DA REPORTAGEM LOCAL

Michael Schumacher precisou participar de 11 temporadas para chegar aos mesmos cinco títulos alcançados pelo lendário Juan Manuel Fangio em sete participações na F-1. Ele foi penta em 1957, aos 46 anos. No ano seguinte, disputou duas provas do campeonato e se aposentou.
O argentino, morto em 1995, quando tinha 84 anos, conquistara os seus outros quatro títulos em 1951 e entre 1954 e 1956. Ele não correu em 1952.
Assim como Schumacher, Fangio construiu a sua trajetória com marcas impressionantes. Ganhou 47% das corridas disputadas, em 45% delas fez a volta mais rápida e em 55% das provas largou na pole position.
O abismo que separa as épocas em que os dois únicos pentacampeões da F-1 competiram dificulta as comparações entre eles. Os campeonatos eram mais curtos, e os carros muito mais lentos, porém menos seguros.
Os feitos de Fangio impressionam também pela idade em que os realizou. No ano do primeiro Mundial de F-1, em 1950, ele já tinha 38 anos, cinco a mais do que Schumacher tem hoje.
De uma família de classe média baixa, ele só disputou uma corrida aos 23 anos, após ter abraçado a profissão de mecânico. Com um ano a menos, o alemão estreou na F-1.


Texto Anterior: Novo alvo é tetra de Construtores
Próximo Texto: Futebol: Barcelona rescinde contrato de Rivaldo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.