São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos põem em xeque esquema grego

DA REPORTAGEM LOCAL

Oficiais de segurança, do serviço de inteligência e do Congresso dos EUA não confiam no esquema de segurança grego. As críticas foram feitas em maio, mês em que dois atentados a bomba atingiram Atenas e jornalistas britânicos e alemães conseguiram se infiltrar em instalações olímpicas sem serem incomodados.
Segundo as autoridades norte-americanas, os gregos estão mostrando uma falsa confiança em suas ações para proteger atletas e turistas durante os Jogos Olímpicos de agosto.
"Se os gregos estão satisfeitos com o esquema de segurança, eles vivem em uma terra de loucos", afirmou um oficial norte-americano após inspeção em Atenas e reunião com autoridades locais.
A insatisfação de parte do alto escalão dos EUA foi divulgada por uma publicação do GIS (Global Information System), instituto de inteligência usado por países do mundo inteiro.
Além das falhas, as autoridades estariam também preocupadas com a postura do primeiro-ministro grego. Eles avaliam que Costas Karamanlis está sendo condescendente com os erros apresentados no esquema de segurança.
Ontem, os gregos fizeram testes militares no mar.


Texto Anterior: Após anúncio, bomba explode em ministério
Próximo Texto: Ginástica: Dor no joelho recém-operado dita escala de Daiane na Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.