UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRL

Vitória de americano já embola o último GP

DA REPORTAGEM LOCAL

O segundo lugar obtido ontem pelo neozelandês Scott Dixon no GP da Califórnia, penúltima etapa da IRL, adiou a definição do título da temporada para a prova de Fort Worth, no Texas, que será realizada em 12 de outubro.
O vencedor da corrida foi o norte-americano Sam Hornish Jr., atual bicampeão da categoria.
O piloto da Panther, contratado pela Penske para substituir Gil de Ferran no ano que vem, conquistou sua terceira vitória em 2003 e ainda tem chance de ser campeão.
Hornish Jr. chegou aos 448 pontos na temporada e ocupa o quarto lugar na classificação geral.
Dixon, da Ganassi, empatou com o brasileiro Hélio Castro Neves, sexto colocado ontem, na liderança do campeonato. Os dois pilotos têm 467 pontos. Tony Kanaan, que completou o pódio no circuito oval de Fontana, está em terceiro lugar, com 460.
"Será um fim de campeonato emocionante. Espero que, neste ano, o resultado seja diferente", disse Castro Neves, referindo-se à temporada passada, quando perdeu o título na última corrida.
Até Gil de Ferran, que não foi bem ontem e chegou em 15º lugar, pode ficar com o título. O piloto da Penske, bicampeão da Indy em 2000 e 2001, está com 437 pontos e ainda tem chances matemáticas de levantar o troféu da IRL. Nunca um brasileiro foi campeão da categoria, criada em 1996.
Hélio Castro Neves, que largou na ponta, já poderia ter garantido o título ontem, dependendo de uma combinação de resultados.
O brasileiro começou bem a prova, alternado na liderança com o sul-africano Tomas Scheckter, da Ganassi. Castro Neves completaria o maior número de voltas na ponta, conquistando dois pontos de bonificação.
Uma parada ruim nos boxes, no entanto, deixou o brasileiro para trás. A disputa ficou restrita a Dixon e Hornish Jr., que assumiu a ponta na 186ª volta da prova e não perdeu mais essa posição.
Os outros brasileiros que correram em Fontana não foram bem. Vitor Meira, da Menards, terminou em 11º lugar, e Felipe Giaffone, da Mo Nunn, ficou em 16º.



Texto Anterior: O poderoso Ari
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Anatomia de uma queda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.