São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE PENSE

Livro fotográfico homenageia os 60 anos do "atleta do século" Pelé

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Pelé foi a síntese do futebol perfeito e simples. Assim como Bach na música, Van Gogh na pintura, ele ficará imortalizado como gênio."
A frase do ex-jogador Tostão está no livro "Pelé, o Atleta do Século", da Abril Multimídia, e define com precisão que o mito Pelé sobrevive ao tempo e mantém intactos o carisma e o prestígio da época em que o jogador assombrou o mundo.
A obra, que será lançada amanhã, é uma uma homenagem aos 60 anos de Pelé.
As mais de 200 fotos do ex-jogador, garimpadas nos arquivos da Editora Abril, de jornais e de agências internacionais, acabaram formando um material inédito e surpreendente.
As fotos retratam a trajetória de Pelé desde quando surgiu em Bauru, no interior de São Paulo, em 1955, no time mirim do Baquinho (Bauru Atlético Clube), até o fim de sua carreira, em 1º de outubro de 1977.
Com textos do jornalista Sérgio Xavier Filho, "Pelé, o Atleta do Século" conta as histórias mais marcantes da brilhante carreira do ex-jogador.
Muitas delas, porém, não têm veracidade comprovada.
Uma das mais interessantes diz que Pelé, em 1957 e com apenas 15 anos, foi oferecido ao Vasco pelo diretor do Santos Modesto Roma.
O então presidente do clube carioca, Antônio Soares Calçada, estava em Santos atrás de reforços e ouviu de Roma a proposta: "Se você quiser, empresto-lhe o Pelé".
"Quem é Pelé? Que idade ele tem?", perguntou.
"Quinze anos."
"Você está brincando comigo", encerrou Calçada.
Meses depois, Pelé teria sido oferecido ao dirigente Jaime de Almeida, do Flamengo. A resposta: "Muito obrigado. A Gávea está cheia de garotos iguais a Pelé", ironizou o carioca.
O desfecho todos sabem. Pelé acabou dividindo seus 1.279 gols entre o Santos, a seleção brasileira e o Cosmos, de Nova York.
E-mail: mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Silva, reclassificado, fica com a prata
Próximo Texto: Milésimo gol suscita polêmica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.