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STOP & GO
Mais uma
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Com uma rapidez inesperada,
a Toyota anunciou nesta semana que vai correr na F-1 a partir
de 2003. O prazo se deve, sem dúvida, à falta de experiência (leia-
se investimento) em categorias
de monopostos, basta constatar
sua pífia participação na Indy
nas últimas temporadas.
Não é por menos que o comando da operação ficará a cargo do
escritório alemão da empresa,
responsável pelos Corollas que
disputam o Mundial de rali.
Fixado o prazo, basta saber como a Toyota vai penetrar na
competição. Afinal, desde o final
do ano passado, Ecclestone, Mosley e os donos dos times resolveram limitar o grid a 24 carros.
Claro, ninguém quer mais uma
fatia no bolo, mas, sim, valorizar
e muito as já existentes.
No início desta semana, a Toyota surgiu no noticiário em
boatos que a colocavam como
fornecedora da Sauber. No
anúncio, mesmo reticentes, executivos da empresa revelaram
que a intenção é copiar a Honda,
montando equipe própria, com
fabricação de motor e chassi.
Se for isso mesmo, a Toyota terá que comprar um time, nem
tanto para economizar na estrutura da equipe, mas para obter
as vagas no grid. Pode até ser a
Sauber, que apesar da boa saúde
financeira, vê seu nível de competitividade cortado pela metade, como disse Alesi no lançamento, na terça-feira, devido ao
custo do leasing pago à Ferrari
por motores defasados.
O francês tem razão. Ninguém
alcança a ponta dessa maneira.
Pode ser também a Arrows, que
vai custar caro, depois de Walkinshaw ter capitalizado seu time com um príncipe nigeriano.
Pode até ser a Minardi, que deve ficar sem motor num futuro
próximo, já que a Ford quer
transformar a Stewart em equipe
de fábrica até o ano que vem.
Claro, existem outras possibilidades. Mas o certo é que a coisa
está afunilando cada vez mais.
E quem não estiver ligado a
uma montadora não terá outra
alternativa a não ser sobreviver
de migalhas no fundo do grid.
NOTAS
IRL
Sem chance na Indy, que deverá ter Tarso Marques correndo pela Payton-Coyne, Gualter
Salles estréia amanhã na categoria de Tony George, no oval
da Disney, local de abertura do
campeonato de 1999. Seu chefe
será Tony Stewart, que vai correr na milionária Nascar a partir desta temporada, mas montou o time na IRL associado a
um ex-engenheiro da Menard.
F-1
Zonta faz seu primeiro teste
com o BAR 01, neste fim-de-semana, em Jerez. E já enfrentará
o primeiro desafio, manter o
bom desempenho do carro,
que fez estréia surpreendente
nas mãos de Villeneuve, na semana passada, em Barcelona.
Rali
A Volkswagen promete uma
inovação para o Rali da Inglaterra deste ano. Colocar um
carro a diesel, um Golf TDI com
190 cavalos, em competição.
Segundo a própria fábrica alemã, por puro marketing.
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