São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

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STOP & GO
Mais uma

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Com uma rapidez inesperada, a Toyota anunciou nesta semana que vai correr na F-1 a partir de 2003. O prazo se deve, sem dúvida, à falta de experiência (leia- se investimento) em categorias de monopostos, basta constatar sua pífia participação na Indy nas últimas temporadas.
Não é por menos que o comando da operação ficará a cargo do escritório alemão da empresa, responsável pelos Corollas que disputam o Mundial de rali.
Fixado o prazo, basta saber como a Toyota vai penetrar na competição. Afinal, desde o final do ano passado, Ecclestone, Mosley e os donos dos times resolveram limitar o grid a 24 carros.
Claro, ninguém quer mais uma fatia no bolo, mas, sim, valorizar e muito as já existentes.
No início desta semana, a Toyota surgiu no noticiário em boatos que a colocavam como fornecedora da Sauber. No anúncio, mesmo reticentes, executivos da empresa revelaram que a intenção é copiar a Honda, montando equipe própria, com fabricação de motor e chassi.
Se for isso mesmo, a Toyota terá que comprar um time, nem tanto para economizar na estrutura da equipe, mas para obter as vagas no grid. Pode até ser a Sauber, que apesar da boa saúde financeira, vê seu nível de competitividade cortado pela metade, como disse Alesi no lançamento, na terça-feira, devido ao custo do leasing pago à Ferrari por motores defasados.
O francês tem razão. Ninguém alcança a ponta dessa maneira.
Pode ser também a Arrows, que vai custar caro, depois de Walkinshaw ter capitalizado seu time com um príncipe nigeriano.
Pode até ser a Minardi, que deve ficar sem motor num futuro próximo, já que a Ford quer transformar a Stewart em equipe de fábrica até o ano que vem.
Claro, existem outras possibilidades. Mas o certo é que a coisa está afunilando cada vez mais.
E quem não estiver ligado a uma montadora não terá outra alternativa a não ser sobreviver de migalhas no fundo do grid.

NOTAS

IRL
Sem chance na Indy, que deverá ter Tarso Marques correndo pela Payton-Coyne, Gualter Salles estréia amanhã na categoria de Tony George, no oval da Disney, local de abertura do campeonato de 1999. Seu chefe será Tony Stewart, que vai correr na milionária Nascar a partir desta temporada, mas montou o time na IRL associado a um ex-engenheiro da Menard.

F-1
Zonta faz seu primeiro teste com o BAR 01, neste fim-de-semana, em Jerez. E já enfrentará o primeiro desafio, manter o bom desempenho do carro, que fez estréia surpreendente nas mãos de Villeneuve, na semana passada, em Barcelona.

Rali
A Volkswagen promete uma inovação para o Rali da Inglaterra deste ano. Colocar um carro a diesel, um Golf TDI com 190 cavalos, em competição. Segundo a própria fábrica alemã, por puro marketing.



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