São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Vitória nasceu após acordo com nativo, "professor" de grego

DOS ENVIADOS A ATENAS

No passado, um desprestigiado rival. Hoje, peça fundamental na conquista do ouro.
A relação do grego Thanasis Piniaris com Robert Scheidt ficou estreita em 2004, mais precisamente durante dez dias no mês de julho. Em sua pré-temporada na Grécia, o brasileiro elegeu um ex-adversário como principal informante sobre o instável clima do país que abriga os Jogos. "Foi um ótimo período. Ensinei ao Scheidt macetes do nosso mar e principalmente sobre o vento, que muda de direção a qualquer momento. Em troca, a minha equipe pôde acompanhá-lo", contou Piniaris à Folha.
Hoje ele comanda a seleção de seu país e diz que "também se sente como um medalhista" ao ver Scheidt com o ouro. Pouco mais de dez anos atrás, porém, duelava com o brasileiro por títulos e medalhas.
"Eu assisti ao surgimento de Robert na laser. Notei que ele tinha talento já em 1993, quando obteve o terceiro lugar na Nova Zelândia. Eu, que já era um velejador experiente, fiquei apenas em 45º."
Piniaris e Scheidt chegaram a um acordo sobre o treino em conjunto no Mundial de Bodrum (TUR), neste ano. Pouco depois de arrematar seu sétimo título no evento, o brasileiro fez a proposta. "Ele queria saber se poderia passar de dez a 15 dias treinando no local da Olimpíada. Aceitei. Nós filmávamos tudo e íamos para a minha casa para assistir."
Scheidt tratou também de acertar os detalhes logísticos. Na casa de Piniaris, deixou a bicicleta que depois usou nos Jogos. Pedalar nas manhãs que antecedem as regatas, na Vila ou na cidade, é uma parte de seu ritual pré-competição.
Além disso, o treinador tratou de ensinar algumas palavras do idioma local. "Ele demorou para aprender, mas hoje, se disser "bom dia" para um grego, ninguém vai perceber que é estrangeiro." (GR E RD)


Texto Anterior: Cirurgia a laser
Próximo Texto: Resignados, rivais aguardam a saída
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.