São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletismo testa roupa "mutante" para 2004

DO ENVIADO A SYDNEY

Quando os Jogos Olímpicos voltarem para Atenas, em 2004, uma avalanche de novidades deverá marcar o evento da cidade grega que foi palco da primeira Olimpíada (1896).
A principal delas já é polêmica hoje. Em provas como atletismo, triatlo (se seguir olímpico) e ciclismo, as roupas de quem estiver na frente assumiriam certa cor -o verde, por exemplo. Quem estivesse em segundo ""ficaria" amarelo. O terceiro, vermelho.
Seria um modo, que está sendo analisado pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo), de facilitar ao público no estádio ou de TV a identificação dos primeiros colocados. Segundo a Iaaf, tal tecnologia já foi testada em corridas de 800 m e 1.500 m. Mas nelas não era toda a roupa do atleta que mudava de cor conforme a posição -era apenas o tênis.
Os principais opositores à idéia deverão ser os fabricantes de material esportivo, já que a cor é considerada importante na venda do produto. Não é à toa que Michael Johnson compete em Sydney com uma sapatilha com pedaços de ouro 24 quilates.
Na natação, algo parecido poderá ser feito para deixar mais claro quem está ganhando. Uma luz, por exemplo, que não atrapalhasse o nadador, mas ajudasse o espectador indicando as raias dos três mais bem colocados.
No salto em altura, o ucraniano Sergei Bubka, que além de atleta é membro do COI, quer que uma faixa de luz mostre exatamente a posição do atleta no momento em que atinge o ponto mais alto.
Seu outro desejo, porém, já está sendo atendido em Sydney, só que não poderá ser exibido antes do final dos Jogos. Alguns dos atletas que estiverem saltando terão uma microcâmera instalada neles para mostrar a sensação de quem está nas alturas.
Para Bubka, inovações como essa incentivarão os jovens a iniciar a prática do esporte. ""Quantas crianças não me perguntam o que eu vejo e de que jeito quando estou lá em cima? A resposta vai estar aí", completou Bubka, que é forte defensor das novidades tecnológicas no esporte. (JCA)


Texto Anterior: Fabricando recordes
Próximo Texto: Dos produtos olímpicos, só 20% chegam ao mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.