UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras apela à CBF pela Sul-Americana

DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras vai recorrer hoje à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para ficar com vaga na Copa Sul-Americana. O presidente do clube, Mustafá Contursi, vai pedir revisão dos indicados para o torneio sul-americano, pois acredita que o Palmeiras foi lesado no ranking de clubes da Conmebol.
A Folha revelou ontem o polêmico ranking que definiu a presença de Flamengo e Cruzeiro na Sul-Americana, torneio que acontecerá no segundo semestre.
Entre os vários erros do ranking, cujos critérios são ignorados, está uma pequena atribuição de pontos ao Palmeiras pela Copa Mercosul, competição dominada pelo time do Parque Antarctica.
"Vou me dirigir ainda hoje à CBF. Ela não pode "lavar as mãos" nesse caso. O ranking [da Conmebol] tem critérios políticos. Não tenho dúvida de que, se fosse por critério técnico, o Palmeiras estaria na competição", disse ontem Mustafá Contursi à Folha.
O Palmeiras, clube que mais pontos somou (78), mais vitórias teve (24), mais gols marcou (86) e que mais chegou a finais da Mercosul (três vezes em quatro edições, tendo ganho o título em 1998), foi "premiado" com apenas cinco pontos pelo torneio que deu lugar à Copa Sul-Americana no ranking da Conmebol -o Corinthians, que nunca foi à final, por exemplo, levou dez pontos.
Além do ótimo retrospecto na Mercosul, o Palmeiras é o time brasileiro que mais participou (11 edições), que mais venceu (60 vitórias), que mais marcou (208 gols) e que mais pontos fez (136) na Libertadores, principal interclubes do continente. Ao lado do São Paulo, é o clube brasileiro que mais fez finais (quatro vezes, ficando com o título em 1999).
A CBF, que inicialmente prometera indicar à Copa Sul-Americana do 3º ao 8º colocados do Brasileiro-2002, decidiu destacar os seis mais bem colocados: Santos, Corinthians, Grêmio, Fluminense, São Paulo e São Caetano. E deixou a Conmebol definir dois convidados -tais convites foram feitos com base em seu ranking.
O Palmeiras tenta neste ano recuperação moral após o rebaixamento no Brasileiro. O time conseguiu anteontem a classificação para as quartas-de-final do Paulista -pega o São Caetano, em jogo único, precisando da vitória.
O volante Claudecir, que cumpriu suspensão contra o Rio Branco, volta à equipe. Zinho, é quase certo, vai para a reserva. O atacante colombiano Carlos Castro deverá ser inscrito hoje no Paulista.
O problema palmeirense para o mata-mata é a zaga. Os únicos zagueiros disponíveis são Índio e Leonardo. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Treinador é poupado após tropeço
Próximo Texto: Santos critica postura "pragmática e covarde"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.