São Paulo, sábado, 24 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa tem domínio na prancheta

ADALBERTO LEISTER FILHO
MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se depender do histórico dos treinadores, este Mundial será dominado pelo velho continente.
Levantamento do Datafolha a partir de dados da Fifa mostra que sete dos oito técnicos com melhor aproveitamento à frente de suas seleções dirigem times europeus: Espanha, Holanda, Portugal, Inglaterra, Itália e Alemanha.
Muito questionado pelos alemães, Klinsmann (Alemanha) dirige o time mais ofensivo -2,5 gols por partida. Em compensação, a defesa é a mais falha: toma 1,3 gol por jogo.
Parreira, que assumiu o Brasil em 2003, aparece na sétima posição e é o "intruso" da lista. Em sua terceira passagem à frente da seleção brasileira, ostenta aproveitamento de 65,5%.
Um brasileiro está em posição melhor. Luiz Felipe Scolari, que assumiu Portugal quase na mesma época, ocupa a terceira posição e possui médias ligeiramente superiores: 2,22 gols a favor e 0,7 contra -o time de Parreira faz 2,07 gols e leva 0,77 por jogo.
O pior desempenho é de Luis Suárez, que classificou o Equador mesmo ostentando campanha modesta à frente da equipe: só 50% de aproveitamento.


Texto Anterior: Saiba mais: Parreira e Scolari têm série invicta
Próximo Texto: Após erros, Fifa ataca a arbitragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.