São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A SELEÇÃO NO TOPO

Mundial da Austrália-1994
A seleção brasileira é campeã pela primeira vez na história, com seis vitórias e duas derrotas no torneio. Na semifinal, o Brasil vence os EUA, por 110 a 107. Foi a última derrota das norte-americanas em Mundiais. O time, comandado na quadra por Paula e Hortência, bate a China na decisão, por 96 a 84. O Mundial marca o início do período de domínio de Brasil, EUA e Austrália.

Jogos de Atlanta-1996
Com uma campanha quase impecável (sete vitórias e uma derrota), a seleção conquista a prata, a sua primeira medalha olímpica. As brasileiras perdem a decisão para os EUA, por 111 a 87. A Austrália fica com o bronze após bater a Ucrânia, por 66 a 56.

Mundial da Alemanha-1998
Na despedida de Paula da seleção nacional, o Brasil consegue seis vitórias e três derrotas. Na disputa da medalha de bronze, o time, comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, é derrotado pela Austrália (72 a 67) e fica em quarto. Os EUA batem a Rússia na final, por 71 a 65, e ganham seu sexto Mundial.

Jogos de Sydney-2000
A equipe de Barbosa faz uma campanha irregular, com quatro vitórias e quatro derrotas. Liderada por Janeth, a seleção vence a Coréia do Sul, por 84 a 73, após prorrogação, e fica com o bronze. Os EUA derrotam a Austrália, por 76 a 54, na decisão do ouro.

Mundial da China-2002
O Brasil faz boa campanha (cinco vitórias e duas derrotas). Bate a Austrália, uma das favoritas ao pódio, mas perde para seleções medianas, como Espanha e Coréia do Sul. Fora da disputa por medalhas, a equipe do técnico Barbosa tenta apenas o quinto lugar. Austrália e EUA mantêm sua hegemonia mundial e jogam hoje as semifinais do torneio.



Texto Anterior: Equipe passa a pão e banana
Próximo Texto: Basquete - Melchiades Filho: Cinturão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.