São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
Popó e os pesos-pesados

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Showtime promoveu a ""peso-pesado" o pugilista baiano Acelino Freitas, o Popó, 25, que enfrenta o norte-americano Louis Woods no próximo dia 16, em Sheffield, segundo fonte ligada à rede de TV a cabo norte-americana informou ontem a esta coluna (leia texto à pág. D6).
É que a Showtime, que vem transmitindo suas apresentações, convidou o invicto nocauteador baiano a participar da gravação de um clip entre os próximos dias 29 e 30, em Las Vegas, nos EUA.
Também foram ""convocados" para a filmagem (que totalizará cinco horas de duração, dividida em dois dias) os pesos-pesados Evander Holyfield, Mike Tyson e David Tua, os campeões Joel Casamayor, que assim como Popó é campeão na categoria dos superpenas, só que pela Federação Internacional de Boxe, Kostya Tszyu, Zab Judah, além do carismático Johnny Tapia. Somente Tyson deve realizar a filmagem separado dos outros.
O leitor pode perguntar, ""e qual a relevância de a Showtime produzir um clip (a ser veiculado em sua programação durante todo o próximo ano) com Popó?" Acontece que a Showtime (que ao lado da HBO domina o boxe nos EUA) lida com dezenas de boxeadores.
O fato de o brasileiro (que será homenageado como o ""Lutador do ano da Organização Mundial de Boxe durante a convenção anual da entidade) ter sido um dos escolhidos para integrar a ""família Showtime" (como Jason Oberlander, da Showtime, definiu a esta coluna), comprova que Popó vem ganhando prestígio.
Apesar de contar com potencial para ascender à condição de superstar, Popó necessita enfrentar adversários de bom nível, que garantam o respeito dos analistas e façam o público exclamar após os combates: ""você viu?". Não serão vitórias sobre oponentes incluídos à última hora no ranking (Anthony Martinez, Javier Jauregui, Genaro Ríos e, agora, Louis Woods), que farão isso ocorrer.
Apesar de ter publicado matéria sobre o boxeador brasileiro recentemente, a ""The Ring", em sua última edição, classifica Popó como um ""pegador com falhas" e afirma que o baiano não teria chances contra Mayweather.
Mas há motivos para esperança. Segundo uma fonte ligada ao escritório do norte-americano Arthur Pelullo, que ao lado do britânico Frank Warren promove os combates do brasileiro, conversações preliminares com a America Present, que gerencia a carreira do campeão pela FIB, Casamayor, já estão em andamento.
Uma indicação de que o treinador do cubano, Joe Goosen (que no passado treinou outro especialista defensivo, o ex-campeão dos médios e supermédios Michael Nunn), deve estar desenvolvendo uma estratégia para um possível combate com o brasileiro, é o fato de estar aberto a conversações.
Claro, isso não quer dizer muita coisa, pois apesar de o baiano ter afirmado no passado que a unificação dos cinturões é um de seus objetivos, é preciso que todos os envolvidos em sua carreira cheguem a um consenso para que isso aconteça. E autoconfiança.
Como pode-se perceber, o palco, ou no caso o estúdio, está pronto para receber o brasileiro. Resta saber que tipo de apresentação Popó reserva para o público.

Brasileiro 1
Por causa de dificuldades para ""dar o peso", Giovano Andrade, que enfrentaria Johnny Bredahl, pelo cinturão dos galos do inexpressivo Conselho Internacional, no dia 1º, será substituído pelo chileno Bernardo Zambrano.

Brasileiro 2
O pesado Daniel Frank, que em fevereiro venceu Adilson Rodrigues, o Maguila, retorna aos ringues na terça contra Valtencir França, na rodada final do Torneio dos Campeões, no Baby Barioni (rua Germaine Burchard, 451, em São Paulo), com entrada franca. A última semifinal, marcada para ontem, foi transferida para hoje.

Brasileiro 3
O médio Peter Venancio, que reativou a carreira, estuda convite para participar de desafio internacional, na Alemanha, no próximo dia 10.

E-mail eohata@folhasp.com.br
www.uol.com.br/folha/pensata


Texto Anterior: Sede do Atlético-MG é apedrejada
Próximo Texto: Futebol: Corinthians quer distância da HMTF para reerguer time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.