São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking 2006

Depois de pontuar nos quatro torneios que disputou, Internacional sobe e espreita arqui-rival

São Paulo repete boa temporada de 2005 e se mantém líder isolado, com 78 pontos de folga

Time gaúcho, campeão do Mundial de Clubes no Japão e da Libertadores, é o único top 10 a conquistar posição nesta edição da listagem

DA REPORTAGEM LOCAL

Foram quatro competições disputadas no ano. E em nenhuma delas o Internacional deixou de somar pontos. O resultado foi uma arrancada espetacular do clube gaúcho na edição 2006 do Ranking Folha do futebol brasileiro.
O Inter totalizou 93 pontos na temporada. Com isso, foi a única agremiação a subir de posição em relação ao ano passado entre as top 10. O clube é agora o nono colocado, deixando o Fluminense para trás.
E mais. O campeão da América e do Mundial de Clubes e o vice gaúcho e brasileiro em 2006 está agora muito perto do arqui-rival Grêmio, o oitavo na lista. Somente 25 pontos separam colorados e tricolores. Dois anos atrás, essa diferença superava os cem pontos.
A pontuação do Inter foi realmente impressionante. No ano passado, quando também registrou uma temporada arrebatadora, o São Paulo acabou somando 85 pontos.
A boa seqüência de resultados, iniciada já em 2005, culminou na maior conquista do clube do Beira-Rio, o Mundial, ganho diante do Barcelona.
Tricampeão nacional nos anos 70 e vice da Libertadores em 1980, o Inter passou quase toda a década de 90 pontuando só no Campeonato Gaúcho.
O ótimo desempenho do time do atacante Fernandão na temporada aconteceu em mais um bom ano do São Paulo, o líder do Ranking Folha.
Campeão nacional e vice paulista e continental, o time do Morumbi abriu larga vantagem na lista para Palmeiras e Flamengo, que são hoje seus mais próximos perseguidores.
Foram 52 pontos nesta temporada para o São Paulo. Com eles, o time ostenta 78 a mais do que o Palmeiras, que passou em branco em 2006, e 86 em relação ao Flamengo, que na próxima temporada terá mais chances do que o clube alviverde para buscar os são-paulinos.
Isso porque a equipe rubro-negra ganhou a Copa do Brasil neste ano e se qualificou para a disputa da Libertadores-2007.
Ganhar o torneio sul-americano e, depois, conquistar o Mundial da Fifa garantem 75 pontos ao time.
Pontos, aliás, que serão disputados por pesos-pesados do país em competições internacionais.
A próxima Libertadores terá a presença de São Paulo, Inter, Grêmio, Flamengo e Santos, times que juntos ganharam o torneio em nove oportunidades (o estreante Paraná fecha a lista dos brasileiros).
Em uma escala até maior do que a registrada pelo Inter, o São Paulo nas últimas duas edições do ranking despertou de um longo sono.
O time era o terceiro colocado ao encerramento de 2004. Com mais de 130 pontos obtidos nas últimas duas temporadas, alcançou a liderança e agora se isolou ainda mais nela.
Fora do top 10, o Ranking Folha também computou poucas mudanças.
Na lista mais importante, em que só entram aquelas equipes com conquistas em plano nacional, o único time a galgar posições, fora o Internacional, foi o Brasiliense, que se sagrou campeão do Distrito Federal e que agora é o 28º colocado, tendo ultrapassado o Juventude.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corinthians empaca e não faz pontos com parceira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.