São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Cidade está localizada em parte "alemã"

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de Weggis (pronuncia-se vékis), onde a seleção está hospedada até o início de junho, fica a 55 km de Zurique. Localiza-se na região central da Suíça, próximo ao lago Lucerna.
Sua população é de 3.990 habitantes (dados de 2005), número que cresceu temporariamente com a presença da equipe nacional. Ocupa uma área de 25,29 km2.
Antes dos brasileiros, a cidade já havia inspirado escritores como Alexandre Dumas, Emile Zola e Mark Twain. Autor de clássicos como "Tom Sawer", Twain descreveu Weggis como o melhor lugar do mundo.
O local também serviu de descanso ao chanceler Otto von Bismarck, líder da unificação alemã, e à rainha Vitória, que ostentou a coroa britânica por mais de 60 anos.
O idioma em Weggis é o alemão, um dos quatro oficiais do país, que ocupa área de 41.285 km2. É pouco menor que o Estado do Rio. No território brasileiro caberiam mais de 200 Suíças.
O país possui o sétimo maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, com 0,947.
A maior parte dos habitantes tem o alemão como língua principal (64%). Há também, em algumas regiões, como no Oeste, a presença forte do francês (falado por 19% da população) e, no Sul do país, do italiano (8%).
O romanche, língua de origem românica falada por uma pequena minoria (menos de 1% dos suíços), se tornou a quarta língua oficial do país, em 1938. A maior parte da população é poliglota.
Apesar da mistura de culturas, a religião católica é predominante: 43% da população segue os preceitos do Vaticano. A proximidade com a Alemanha faz com que o protestantismo seja a segunda crença (35%). As imigrações trouxeram outras religiões, como o islamismo, que tem 4% de adeptos.


Texto Anterior: Copa 2006: Bagunçada, Weggis dá lucro para um
Próximo Texto: Teixeira e Blatter falam sobre 2014
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.