São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfigurado, Santos inicia busca por título surpresa

free-lance para a

Agência Folha, em Santos

Com poucos reforços e muitos desfalques, o Santos estréia no Brasileiro apostando na juventude dos jogadores e na liderança do técnico Emerson Leão.
No jogo contra o Paraná, hoje, às 15h15, em Curitiba (PR), as principais novidades serão o atacante Dodô, ex-jogador do São Paulo, e o volante Élson -que atuava no União Barbarense.
Dodô já defendeu o rival de hoje em 96. "Não conheço o elenco atual do Paraná, mas acredito que, da minha época, estejam apenas o Régis (goleiro) e o Vital, que era da equipe de juniores", afirmou o atacante.
Em relação ao time que disputou o Campeonato Paulista deste ano, o Santos trocou mais da metade dos jogadores.
O zagueiro Argel, o volante Marcos Assunção e o atacante Alessandro foram negociados com clubes europeus. Viola, Rodrigo e Jorginho (está no Paraná) foram dispensados, e Ânderson foi para o São Paulo.
"É uma incógnita o que o time pode mostrar no campeonato. Perdemos jogadores importantes, e não houve a reposição. Infelizmente, não realizamos um único amistoso para testar o conjunto", declarou o técnico Leão.
"No ano passado, o Santos também iniciou o campeonato sendo taxado de zebra e chegou entre os quatro melhores. Quem sabe, possamos repetir a dose", disse o treinador santista, que dá oportunidade às revelações das categorias de base.
Michel, por exemplo, é o novo titular da lateral direita. "Tive uma ascensão muito rápida e não estava preparado. Agora, a situação é diferente. Aprendi a lição, sei que não posso resolver tudo sozinho, tenho mais dez companheiros em campo", afirmou o lateral, que chegou a ser titular em alguns jogos durante o Paulista no primeiro semestre.
O atacante Aílton é outro novato que está merecendo atenção especial do treinador. "Ele tem habilidade, é uma ótima opção de velocidade", disse Leão, que não contará com Paulo Rink, que está jogando na seleção alemã.
Para dar suporte às jovens promessas, Leão escala o volante Élson, 31. Ele foi o destaque nos três coletivos da semana.
"Procuro passar tranquilidade aos companheiros. Confio num bom desempenho da equipe no Brasileiro", afirmou o volante.
"Vamos jogar na casa do Paraná com inteligência. Nosso time tem característica ofensiva, mas isso não significa que não saiba se defender", disse Élson
Quem também está motivado é o meia-atacante Aristizábal, que passa a ter nova função tática.
"O Ari será o chamado meia de ligação -a mesma função que era exercida pelo Jorginho. Espero que ele tenha fôlego para aguentar o ritmo de jogo. Faz quase um ano que ele não participa como titular", afirmou Leão.
No Paraná, que no ano passado só se livrou do rebaixamento na última rodada, o único problema é o desfalque de Branco, que se machucou no treino da quinta-feira passada. Ele deverá ser substituído pelo técnico Márcio Araújo por Itamar.



Texto Anterior: Sport começa o torneio com "racha" na diretoria
Próximo Texto: Leão aposta nas jogadas ensaiadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.