São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Seleção faz 4 a 0 em jogo de abertura da Copa das Confederações
Brasil vence Alemanha com goleada histórica

FÁBIO VICTOR
enviado especial a Guadalajara

A seleção brasileira, que começou o jogo de ontem com 100% de atletas negros, goleou a seleção alemã, a mais ""branquela" do torneio, por 4 a 0, na abertura da Copa das Confederações.
O atacante Ronaldinho, autor do segundo gol, e o meia Alex, que marcou os últimos dois -o primeiro foi de Zé Roberto-, foram os atletas mais festejados do Brasil, que obteve, assim, sua maior vitória contra a Alemanha.
Antes do jogo de ontem, a mais importante que a seleção havia obtido contra os alemães havia sido em 1981, no Mundialito realizado no Uruguai. Naquela ocasião, os brasileiros venceram por 4 a 1, depois de terem empatado na estréia contra a Argentina.
A partida de ontem teve dois tempos distintos.
Apresentada pelos organizadores da competição que reúne campeões continentais como a final antecipada do torneio, Brasil e Alemanha decepcionaram no primeiro tempo, deixando o gramado sob intensas vaias.
No segundo tempo, porém, os brasileiros, já com Alex, Warley e Beto em campo, mantendo a equipe 100% negra, foram aplaudidos de pé.
No início do jogo, a equipe de Wanderley Luxemburgo esteve melhor, assumindo o domínio das ações e criando as primeiras duas chances de gol.
Uma, logo aos 5min, deu-se em cobrança de falta, que o lateral Serginho chutou, com perigo, para fora. Outra, aos 15min, deu-se com Vampeta, recuperado de contusão no ombro direito. O volante corintiano penetrou na área, após jogada individual, mas também chutou para fora.
Mas, a partir dos 20min, mesmo com os alemães apresentando os primeiros sinais de cansaço, devido ao forte calor -o jogo começou com temperatura próxima dos 40 graus-, o Brasil passou a apresentar problemas na defesa e na saída de bola e quase levou o primeiro gol.
Aos 37min, o goleiro Dida soltou bola chutada por Scholl, e, no rebote, o atacante Preetz por pouco não marcou.
Em seguida, a dupla de zaga formada por Odvan e João Carlos, que estava com dificuldade para iniciar jogadas de trás, falhou em cobrança de escanteio, mas os alemães não souberam aproveitar o rebote.
Para o segundo tempo, Luxemburgo tentou corrigir o posicionamento da defesa. Segundo o treinador, até os 20 minutos iniciais a saída de bola do time esteve boa, mas depois, com os alemães apertando a marcação, o meio-campo e a defesa brasileira acabaram se atrapalhando.
Além de tentar acertar o posicionamento de Odvan e João Carlos, o treinador pedia mais mobilidade a Serginho e Zé Roberto. Os dois, bem marcados por Ricken e Neuville, tinham dificuldades para organizar jogadas no setor esquerdo do ataque brasileiro.
Mas foi só com a entrada de Warley, no lugar de Christian, substituição feita junto com a de Flávio Conceição por Alex, que o Brasil conseguiria abrir o placar.
Aos 17min, Ronaldinho, em jogada iniciada por Warley, pela direita, tocou para Zé Roberto, livre, marcar. A bola ainda tocou no goleiro Lehmann antes de entrar.
Sete minutos depois, Ronaldinho, a coqueluche da Copa das Confederações, após bela jogada individual, tocou para Warley, que sofreu pênalti.
Na cobrança, Ronaldinho bateu mal, Lehmann espalmou, mas, no rebote, o próprio jogador do Grêmio chutou para aumentar o placar para a seleção brasileira.
Desnorteada com o placar, a Alemanha tentou sair para o ataque e abriu espaço para os contra-ataques brasileiros.
Aos 40min, o atacante Warley cruzou, e Alex, de cabeça, aumentou para 3 a 0. Na comemoração, recebeu água de um vendedor para tomar e se refrescar do calor.
Três minutos depois, o mesmo Alex, aproveitando o contra-ataque, penetrou livre na área adversária, driblou o goleiro e completou o marcador.
Hoje, na Cidade do México, ocorre a primeira rodada do outro grupo, que reúne México, Bolívia, Egito e Arábia. Nova Zelândia e EUA, pela chave do Brasil, jogariam ontem em Guadalajara.
Os dois primeiros de cada grupo vão às semifinais. Na quarta, o Brasil pega os Estados Unidos.




Texto Anterior: Leão aposta nas jogadas ensaiadas
Próximo Texto: Ronaldinho e Matthäus são atrações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.